Terminal Integrado do Cabo passa a operar com integração temporal a partir deste fim de semana
Por causa do novo funcionamento, o VEM Comum está sendo distribuído, gratuitamente, no TI Cabo
O sistema de integração temporal começará a valer no Terminal Integrado do Cabo (TI Cabo) a partir do próximo sábado (10). Com a nova configuração, o acesso aos coletivos será pela porta da frente do veículo, por meio do cartão VEM - o passageiro deve registrar o cartão no validador e girar a catraca.
O passageiro poderá utilizar-se da integração temporal entre os ônibus das linhas que integram o terminal, em até duas horas, por sentido da viagem. Isso tudo sem a cobrança de uma nova tarifa para que o usuário chegue ao seu destino final.
De acordo com o consórcio de transporte Grande Recife, esse modelo de deslocamento faz parte da universalização da bilhetagem eletrônica, o que “permite agilidade no embarque e o mapeamento do trajeto para facilitar a programação das linhas que compõem o sistema de transporte público”. Além disso, dificulta a entrada irregular de passageiros.
Outros 14 terminais integrados, dos 26 terminais da Região Metropolitana do Recife, funcionam no sistema de integração temporal, são eles: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU.
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A Grande Recife reforçou ainda que caso haja eventuais descontos de nova tarifa antes do tempo de duas horas, o usuário deve informar à Urbana-PE para avaliação da cobrança indevida e ressarcimento. “Se isso acontecer, o passageiro deve entrar em contato com a Urbana-PE, que é o órgão responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica, através do telefone (81) 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM para checagem dos dados”, afirmou.
DISTRIBUIÇÃO DO VEM
A integração temporal só acontece por meio do cartão VEM, em todas as suas modalidades (Comum, Trabalhador e Estudante). Por isso, o VEM Comum está sendo distribuído, gratuitamente, no TI Cabo. Lá, o passageiro pode realizar o cadastro com uma equipe da Grande Recife presente no local. Para isso, basta apresentar um documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o passageiro recebe o cartão e já pode realizar a recarga a qualquer momento, sem o pagamento de taxa, desde que realizada nas máquinas de POS.
Em caso de eventuais dúvidas ou para enviar sugestões e reclamações, o passageiro pode entrar em contato com o Grande Recife via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.