11º Terminal Integrado do Grande Recife passa a operar com integração temporal
Tecnologia chega, neste sábado (16), ao TI Jaboatão. Das 26 unidades da Região Metropolitana do Recife, 11 já aderiram a ela
O TI Jaboatão será mais um terminal de passageiros a operar no sistema de integração temporal nas viagens integradas entre ônibus e metrô. A partir do próximo sábado (16), os usuários que desejarem embarcar em uma das 13 linhas do terminal terão que utilizar as portas da frente dos coletivos e passar o cartão VEM no validador para liberar o acesso sem a cobrança de nova tarifa. Esse processo tem que ser feito num período de até 2h por sentido da viagem. O mesmo vale para quem desembarcar do ônibus e seguir para o metrô.
- Desorganização faz Estado retomar gestão de terminais integrados de ônibus
- Os sempre problemáticos terminais integrados
- PM em terminais é uma das ações prometidas pelo governo de Pernambuco para compensar reajuste zero das passagens de ônibus
- Concessão pública dos terminais integrados da Região Metropolitana do Recife custará R$ 115 milhões em 35 anos
Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), os passageiros que ainda não possuem o cartão VEM Comum poderão adquiri-lo gratuitamente no TI. Para isso é necessário apenas fazer um cadastro. Para receber o cartão VEM, o usuário deve apresentar documento oficial com foto que comprove o CPF, informar nome completo, nome da mãe e data de nascimento. A recarga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no momento da distribuição utilizando as máquinas de POS (sem cobrança de taxa). A equipe está no local e vai permanecer durante as próximas semanas, de segunda a sexta, das 6h às 18h; e, aos sábados, das 6h às 12h.
Os outros TIs que já funcionam no sistema integração temporal são: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados e, agora, Jaboatão. A integração temporal faz parte do processo de universalização da bilhetagem eletrônica e permite agilidade no embarque, principalmente nos horários de pico, ajuda no planejamento da operação e inibe a evasão de receita porque são instalados bloqueios.