Hemope faz apelo por ''doações urgentes'' de todos os tipos sanguíneos
No primeiro trimestre de 2021 foram obtidas cerca de duas mil e quinhentas bolsas de sangue a menos do que era esperado
Os estoques de sangue de todos os tipos e grupos sanguíneos do Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) estão em estado crítico. A organização faz um apelo por doação. De acordo com o Hemope, no primeiro trimestre de 2021 foram obtidas cerca de duas mil e quinhentas bolsas de sangue a menos do que era esperado para o período.
Antes da pandemia, o Hemope obtinha durante os três primeiros meses do ano cerca de vinte e uma mil bolsas de sangue, este ano o número ficou em pouco mais de dezoito mil e quinhentas.
Por causa dos riscos de infecção com a covid-19, foram adotadas novas medidas para a doação, dentre elas estão a restringe a doação por parte de pacientes com sintomas gripais. Os que já tiveram covid-19 ou sintomas precisam esperar 30 dias para realizar a doação.
- Shoppings de Olinda e Camaragibe se unem ao Hemope para campanha de doação de sangue
- Com queda de 40%, estoques de bolsas de sangue no Hemope estão em estado crítico
- Empresa de ônibus leva doadores de sangue até o Hemope de forma gratuita; saiba como agendar o serviço
- Hemope precisará cumprir o piso salarial de engenheiros de segurança do trabalho, decide Justiça Federal
Segundo o Hemope, há possibilidade, não obrigatória, de agendamento prévio para doação. O doador poderá conferir no site do fundação os locais onde estão localizadas as sedes e agendar sua ida a fundação através do número 0800 081 1535.