TEMPO

Chuva causa transtornos no Agreste, Zona da Mata e Sertão de Pernambuco

Em Pesqueira, no Agreste, por exemplo, uma ponte recém-construída foi levada pela água

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 15/04/2021 às 20:34 | Atualizado em 15/04/2021 às 21:07
Notícia
X

*Com informações da TV Jornal Interior

O Agreste, a Zona da Mata e o Sertão de Pernambuco estão enfrentando transtornos por causa de chuvas que atingem as regiões desde quarta-feira (14). Cidades como Quipapá, Arcoverde, Pesqueira e Correntes registram índices pluviométricos acima dos 58 milímetro nas últimas 24 horas, segundo dados fornecidos pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Nesta quinta-feira (15), o órgão emitiu um alerta indicando a continuidade da precipitação.

No município de Pesqueira, no Agreste, por exemplo, foram contabilizados 60 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Imagens enviadas por internautas à TV Jornal Interior mostram ruas da cidade tomadas pela água. No bairro Colorado Dois, uma ponte recém-construída foi levada pela água. As manilhas que foram colocadas não suportaram a força da enchente. De acordo com a Defesa Civil da cidade, que esteve na manhã desta quinta-feira (15), nos pontos de alagamento, alguns moradores tiveram suas casas invadidas pela água e perderam móveis. Também foi registrado a queda de um muro, mas sem feridos

Em Arcoverde, no Sertão,  a chuva também trouxe muitos prejuízos. Choveu cerca de 130 milímetros. O curto tempo foi suficiente para causar vários pontos de alagamento. A Defesa Civil informou que a situação está "sob controle", mas que a população deve ficar alerta, pois a previsão é de mais chuvas até o próximo domingo (18). O órgão continua monitorando os locais atingidos. Na cidade, durante esta quinta-feira (15), várias equipes da Secretaria de Serviços Públicos fizeram a limpeza das ruas.

Na cidade de Quipapá, na Zona da Mata Sul, nas últimas 24 horas, somente no bairro Vila Nova, foram cerca de 60mm de chuva. A área central contabilizou 37,30mm. Até o momento, não houve relatos de danos causados pelas chuvas.

Previsão do Tempo

Segundo a Apac, a previsão do tempo para a noite quinta-feira (15) é de continuidade de chuvas na Mata Sul, Agreste e Sertão. A tendência para esta sexta-feira (16) é que haja diminuição da intensidade das chuvas em todas as regiões do Estado de Pernambuco.

Os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas, foram concentrados nas regiões agreste e Mata Sul. Até o período da manhã e no horário da tarde, a chuva também migrou para alguns municípios da Região Metropolitana do Recife.

Cabo de Santo Agostinho (102,74 mm); Correntes (89,07 mm); Pedra (76,12 mm); Tamandaré (71,38 mm); Catende (66,32 mm); Palmerina (66,74 mm); Escada (62,76 mm); Jaboatão dos Guararapes (60,56 mm); Buíque (53,36 mm); Recife (52,71mm).

Balanço das chuvas em Pernambuco

Com a continuidade das chuvas em todas as regiões do Estado, os órgãos do Governo de Pernambuco permanecem trabalhando em esquema de alerta. A Central de Operações da Defesa Civil do Estado registrou, através das informações repassadas pelos municípios, 207 ocorrências, entre deslizamentos de barreiras, danos estruturais em imóveis, quedas de árvores e pontos de alagamento, deixando 208 pessoas desalojadas e 23 pessoas desabrigadas, além de uma pessoa desaparecida.

Os municípios que registraram essas ocorrências foram Abreu e Lima, Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Escada, Gameleira, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Recife, São Lourenço da Mata, Serra Talhada e Tamandaré.

Tags

Autor