INVESTIGAÇÕES

Delegado morto em Jataúba estava na fase final de investigação contra suspeito pela sua morte, diz promotor

Segundo o promotor Rolemberg Feitosa, o suspeito de assassiná-lo era investigado por um homicídio

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 19/04/2021 às 16:39 | Atualizado em 19/04/2021 às 17:07
Notícia
X

O titular da Delegacia de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, delegado Flávio Anderson Liberato Alves do Nascimento, 32 anos, que foi assassinado a tiros no último sábado (17) estava na fase final de investigação contra suspeito de cometer o crime contra ele. A informação foi divulgada pelo promotor Rolemberg Feitosa nesta segunda-feira (19), durante entrevista exclusiva à TV Jornal Interior.

>> Delegado de Brejo da Madre de Deus morre após ser atingido por disparos de arma de fogo

>> Suspeito de matar delegado é assassinado dentro de ambulância do Samu, em Caruaru

>> Enterro do delegado morto em Jataúba será nesta segunda (19) em Fortaleza

>> "Causou perplexidade em cada um de nós", diz chefe da Polícia Civil sobre morte de delegado em Jataúba

Segundo Feitosa, José Carlos de Santana Rosa Júnior, 43, suspeito de atirar contra o delegado, era investigado pelo homicídio do tio de Elisângela Almeida Alves Santana, 42, também investigada pelo mesmo crime. No dia da morte do titular da Delegacia de Brejo da Madre de Deus, ele e sua equipe cumpriam mandados de prisão contra os dois em Jataúba.

"O delegado, junto com sua equipe, tinha feito uma investigação já preliminar e chegado a esses possíveis autores [do crime de homicídio do tio de Elisângela]. Eles, inclusive, iriam ser presos temporariamente para que as investigações finalizassem nesse sentido. Mas tudo caminhava para esse possível indiciamento de ambos na morte do tio da Elisângela", explicou.

Ainda de acordo com o promotor, José Carlos e Elisângela estariam devendo ao tio dela. "A princípio essa seria a motivação que fez com que o casal ceifasse a vida do tio. A informação que veio no pedido de [prisão] temporária era de uma quantia vultosa [grande], mas eu não tenho informação do número exato ainda", disse.

As informações preliminares, segundo o promotor, apontam que o delegado chegou à residência onde o casal estava acompanhado de policiais civis e militares. "Cercaram a casa e demandaram a saída deles. Eles [os policiais] adentraram a sala da residência. Lá, já contiveram a Elisângela, verbalizaram aonde estaria o seu esposo. A princípio ela disse que não estava e depois disse que estava no quarto. Foi verbalizado dizendo que ele saísse, que a casa estava cercada e sem nenhum tipo de comportamento dele. Ele ficou calado, e eles continuaram verbalizando que os policiais estavam lá. E quando foram adentrar, fazer o ingresso nos cômodos da casa, no último cômodo ele [José Carlos] estava lá. Quando o delegado entrou, segundo as informações, ele já foi atirando no delegado", detalhou. 

Assista na íntegra

*A entrevista começa a partir do minuto 24

Prisão da companheira do suspeito 

Elisângela Almeida está presa no Presídio Feminino de Buíque, também no Agreste. Atualmente, contra a mulher há dois mandados prisionais: uma prisão temporária em razão do homicídio do tio, e uma prisão preventiva por suspeita de participação no assassinato do delegado. 

Delegado não resiste aos ferimentos 

O delegado Flávio Anderson Liberato Alves do Nascimento foi atingido no braço, na coxa e na clavícula. Segundo o secretário de Saúde de Jataúba, a bala que atingiu a clavícula ultrapassou o tórax, perfurou o pulmão e pode ter provocado complicações no coração.

A vítima chegou a ser socorrida para a Unidade Mista Ana Argemira Correia, também em Jataúba, mas ele não resistiu aos esforços feitos pela equipe médica, que tentou estabilizá-lo para que fosse transferido a um hospital do Recife.

Suspeito de matar delegado é morto dentro de ambulância

O homem suspeito de assassinar o delegado Flávio Anderson Liberato Alves do Nascimento foi morto a tiros no sábado (17) em Caruaru, no Agreste, pouco depois de ter sido baleado pelo próprio policial em Jataúba. Ele estava dentro de uma ambulância do Samu sendo levado para o Hospital Geral do Agreste.

De acordo com a TV Jornal Caruaru, que esteve no local do homicídio, policiais militares contaram que quando a ambulância em que estava José Carlos de Santana, de 43 anos, passou pela BR-104, homens armados em um carro interceptaram o veículo, exigiram que os profissionais de saúde descessem, e efetuaram vários disparos contra o suspeito.

Tags

Autor