IMUNIZANTE

Pernambuco recebe novo lote com 142.150 doses de vacinas contra a Covid-19

Segundo o governo, as vacinas serão destinadas à imunização de idosos, trabalhadores de forças de segurança e salvamento e trabalhadores de saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 23/04/2021 às 13:42 | Atualizado em 23/04/2021 às 13:46
Notícia
X

O estado de Pernambuco recebeu 142.150 novas doses de vacinas contra a Covid-19, nesta sexta-feira (23), às 10h15. O lote chegou pelo Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. Desta vez, foram recebidas 28.400 doses da Coronavac/Butantan e 113.750 da Astrazeneca/Fiocruz.


Segundo o governo, as vacinas serão destinadas à imunização com a primeira e segunda dose de idosos a partir dos 60 anos e trabalhadores de forças de segurança e salvamento; os trabalhadores de saúde também serão contemplados com o lote, com a segunda dose.

O governador Paulo Câmara comemorou a chegada dos novos lotes e cobrou maior rapidez do governo federal no repasse das doses. “Cada lote de vacinas que recebemos nos deixa mais otimistas quanto à eficácia da imunização da nossa população, como melhor forma de controlarmos a pandemia. Mas precisamos que o governo federal tenha mais agilidade na distribuição dos imunizantes, porque o volume ainda está aquém do necessário para garantir o sucesso do enfrentamento à doença”, afirmou.

Do aeroporto, as vacinas foram encaminhadas à Central de Armazenamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Segundo a superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina de Melo, o lote recebido pelo estado foi em um quantitativo bem menor do que o esperado. “Pernambuco tinha uma expectativa de receber 120 mil doses da vacina Coronavac/Butantan, mas só recebemos pouco mais de 28 mil”, enfatizou.

De acordo com o Estado, a distribuição das vacinas para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde de Pernambuco (Geres) começou a ser feita às 13h desta sexta-feira e será finalizada ainda no mesmo dia. Assim, as doses já ficarão disponíveis as secretarias de saúde dos municípios.

Com a nova remessa, sobe para 2.418.230 o número de doses de vacinas contra a Covid-19 já recebidas em Pernambuco. Desse total, 1.770.760 foram da Coronavac/Butantan e 647.470 da Astrazeneca/Fiocruz.

Tags

Autor