Grande Recife tem madrugada de chuvas nesta quinta-feira; veja onde mais choveu
Os dados são da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac)
Atualizada às 8h50.
As últimas 24 horas foram de chuvas intensas no Grande Recife. Nesta quinta-feira (13), os municípios de Recife, Paulista e Olinda ocuparam o ranking de maior índice pluviométrico do Estado, com 86,20 mm, 74,92 mm e 67,16 mm, respectivamente. Os dados são da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e foram atualizados às 8h30.
Veja as localidades com maior acumulado:
- Porto do Recife - 86,20 mm
- Maria Farinha, Paulista - 74,92 mm
- Vila Torres Galvão, Paulista - 70,04
- Águazinha, Olinda - 67,16 mm
- Alto do Mandu, Zona Norte do Recife - 65,93 mm
- Dois Unidos, Zona Norte do Recife - 64,18 mm
- Morro da Conceição, Zona Norte do Recife - 63,15 mm
Na quarta-feira (12), tanto a Apac como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alerta de chuvas com intensidade moderada a forte, na região metropolitana e na Zona da Mata. Segundo o Inmet, há riscos de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios.
De acordo com a Apac, a chuva deve continuar nesta quinta. Isso porque a agência prevê, para a Região Metropolitana do Recife (RMR), clima parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia e com intensidade moderada a forte. A temperatura da RMR deve ficar entre 22ºC e 31ºC.
O Secretário de Defesa Civil do Recife, Cássio Sinomar, orientou, durante a programação da Rádio Jornal, que a população permaneça em casa, caso possa, enquanto a chuva não der trégua. Para quem mora em áreas de risco, o direcionamento é procurar um local seguro e acionar o órgão pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h.
“A gente pede que, quem puder, espere em casa, porque é muita chuva. Neste momento está torrencial, caindo cerca de 10 a 15mm em meia hora, então é importante que as pessoas fiquem em casa. As que estão em áreas vulneráveis, como em morros, a orientação já é diferente: procure um local seguro, vá para a casa de um parente ou de um amigo, entre em contato com a Defesa Civil para que a gente vá lá e vistorie”, disse.
Demais regiões
Mata Norte, Mata Sul e Agreste ficam com clima parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte. Enquanto o Sertão do São Francisco e o Sertão de Pernambuco registram clima parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade fraca.
O arquipélago de Fernando de Noronha, por sua vez, registra pancadas de chuva ao longo do dia com intensidade moderada a forte. O céu fica parcialmente nublado a nublado.
- Com dias de muita chuva, abril acumula tragédias, transtornos e altos índices pluviométricos em grande parte de Pernambuco
- Chuva provoca deslizamentos de barreira e deixa desalojados no Grande Recife; saiba onde foram maiores precipitações
- Após madrugada de chuvas, Grande Recife registra grande acúmulo de água; veja os números
- Apac emite alerta de chuva moderada a forte para quatro regiões de Pernambuco
Temperaturas
Grande Recife - Mínima de 22°C e máxima de 31°C;
Mata Norte - Mínima de 22°C e máxima de 30°C;
Mata Sul - Mínima de 21°C e máxima de de 31°C;
Agreste - Mínima de 17°C e máxima de 32°C;
Sertão de Pernambuco - Mínima de 17°C e máxima de 32°C;
Sertão de São Francisco - Mínima de 21°C e máxima de 32°C;
Fernando de Noronha - Mínima de 24°C e máxima de 30°C.