Vacina

Cabo de Santo Agostinho diz ter sobra de doses e anuncia repasse de CoronaVac para outros municípios de Pernambuco

Doses da CoronaVac sobrando no Cabo serão trocadas por doses da vacina Astrazeneca

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 19/05/2021 às 20:24 | Atualizado em 19/05/2021 às 20:34
Notícia
X

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho atendeu a um pedido da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) para ceder o estoque da vacina da Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a CoronaVac, para outros municípios pernambucanos que estão precisando do imunizante para aplicar a 2ª dose na população idosa. 

De acordo com a Prefeitura, o cronograma vacinal vem sendo seguido normalmente para atendimento dos grupos prioritários e já fez a imunização das primeiras e segundas doses da Coronavac, medida pactuada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), composta pelos secretários municipais de saúde de Pernambuco. 

A SES-PE pede que os municípios que já tenham finalizado o ciclo de vacinação e tenham doses sobrando as envie para a pasta para que, através do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), elas sejam distribuídas para os municípios com déficit. As prefeituras que cederam a CoronaVac receberão doses da Astrazeneca em troca. 

"Vamos ajudar o Estado, trocando as doses de Sinovac, que ainda restam no município, por AstraZeneca. Dessa forma, o Estado vai socorrer os municípios em situação crítica de segunda dose de Sinovac", explicou a secretária de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, Ana Maria Albuquerque.

Apesar do Ministério da Saúde ter liberado, em 21 de março deste ano, a aplicação imediata de todo o estoque de vacinas enviadas pelo governo federal aos municípios, sem a obrigatoriedade de reservar a segunda dose dos imunizantes, a Prefeitura do Cabo acabou não adotando essa medida. 

"Não avançamos na idade de grupo prioritário de idosos de maneira antecipada, não usamos segundas doses (D2) como D1 para contemplar grupos que não estavam previstos nas remessas do Ministério da Saúde", afirmou a secretária. 

O Recife anunciou a ampliação da vacinação para os trabalhadores da educação básica a partir do dia 28 de abril. A prefeitura da capital pernambucana disse na última segunda-feira (17) que fez um pedido à SES-PE de 16 mil doses da CoronaVac para suprir a demanda pela segunda aplicação. 

A pasta anunciou que novas 58,6 mil doses da vacina serão distribuídas proporcionalmente para 129 municípios pernambucanos a partir desta quinta (20). Juntos, esses municípios possuem um déficit de 104.983 unidades do imunizante para aplicar a segunda dose. Os dados foram apresentados durante reunião nesta quinta (19) com as secretarias de saúde dos municípios. 

Já Petrolina chegou a vacinar garis do município no final de março, mas foi alvo de um pedido de explicação por parte do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por imunizar um grupo não-prioritário do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação da Covid-19 (PNO).

"Muito embora reconhecendo a importância desses profissionais, não comprometemos D2 (segunda dose) de idosos ou de trabalhadores de Saúde para vacinar esses grupos (como professores e garis)", explicou a secretária de saúde do Cabo.

 

Vacinação no Cabo

Além do Centro de Vacinação Covid-19, quatro escolas de referências do Cabo serão abertas nesta quinta-feira (20) para a aplicação dos imunizantes para nova faixa etária de pessoas com comorbidades, que será agora a partir de 45 anos. 

A vacinação das grávidas e puérperas terá continuidade com a chegada de novas doses da vacina da Pfizer, prevista para este quinta ou sexta-feira (21). 

A imunização desse grupo acabou sendo suspensa depois do falecimento de uma gestante que havia tomado a vacina. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está investigando o caso. 

Tags

Autor