MANIFESTAÇÃO

Grupo invade prédio do INSS no Recife em reivindicação por moradia e alimentação

Segundo a assessoria de imprensa do INSS, os manifestantes praticaram vandalismo contra o patrimônio do prédio, onde tinham servidores trabalhando

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 24/05/2021 às 12:14 | Atualizado em 24/05/2021 às 13:25
Notícia
X

Um grupo de integrantes do Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT) entrou, na manhã desta segunda-feira (24), na sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Recife, localizado em Santo Amaro, área central da cidade. O protesto seria pelo direito à moradia de 250 famílias no prédio Segadas Vianna, que pertence ao INSS e fica no bairro Santo Antônio, também no Centro do Recife.

Segundo a assessoria de imprensa do INSS, os manifestantes praticaram vandalismo contra o patrimônio do prédio, além de terem "agredido servidores e terceirizados durante o tumulto". Em vídeos recebidos pela reportagem do JC, é possível ver computadores, vidros, janelas, e garrafões de água quebrados pelo chão.

Já o coordenador estadual do MLRT Giancarlo Costa explicou que a violência aconteceu dos dois lados. "Fomos tentar buscar o diálogo com o INSS em relação a um prédio abandonado há mais de 20 anos. Chegando lá, funcionários começaram a agredir verbalmente alguns companheiros. O clima ficou tenso e aconteceram alguns empurrões, socos e pontapés de ambas as partes", relatou.

Segundo o INSS, as Policias Civil, Militar e Federal foram acionadas e chegaram logo após a invasão. "A Polícia Federal está realizando perícia no local para avaliar o dano ao patrimônio público". De acordo com o instituto, a "procuradoria também foi acionada e já está com ações de reintegração de posse para a Agência Encruzilhada e o prédio Segadas Viana, bem como proteção ao prédio da Gerência Recife".

A reportagem do JC entrou em contato com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) para confirmar as informações, e atualizará esta matéria quando tiver resposta.

Ocupação

Desde o dia 17 de maio, dezenas de famílias integrantes do Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT) ocupam o antigo prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Recife, localizado na Rua Marquês do Recife, no bairro de Santo Antônio, no Centro da cidade.

Tags

Autor