Luta por moradia

Famílias ocupam prédio do INSS na Avenida Norte, no Recife

Um outro prédio do órgão já havia sido ocupado na última segunda-feira (17)

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 23/05/2021 às 12:16 | Atualizado em 24/05/2021 às 16:00
Notícia
X

Atualizada às 13h40

Com informações da repórter Mônica Ermírio, da TV Jornal

Cerca de 250 famílias ocuparam na manhã deste domingo (23) um antigo prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) localizado na Avenida Norte, no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife.

O coordenador do movimento Luta por Moradia Digna (LPMD), Denety Ferreira, informou que há cerca de 15 dias o grupo realizou um ato na Avenida Agamenon Magalhães em defesa da causa, mas não foi recebido por membros do governo.

"Há 16 anos tem família que está em auxílio, então o Estado não está acolhendo essas famílias. Esse pessoal não tem para onde ir, estão aqui porque realmente necessitam", declarou, em entrevista à Rádio Jornal.

Ainda de acordo com o coordenador do LPMD, o prédio do INSS está desativado desde 2017, e por isto foi escolhido para a ocupação. O Movimento das Mulheres ao Direito à Moradia também apoia o ato.

Em nota, o INSS informou que cerca de 80 pessoas invadiram a agência - número menor do que o informado pelo movimento - e que no momento da ocupação havia um vigilante no local.

O instituto revelou ainda que já havia comunicado à Polícia Federal e às polícias Civil e Militar o risco de invasão. De acordo com o INSS, já havia sido observada a presença de pessoas "rondando o prédio, registrando o espaço por meio de fotografias e comentando sobre o possível retorno às dependências com um grupo maior".

O prédio ocupado deverá abrigar em breve uma Agência da Previdência Social exclusiva para a realização de perícias médicas e está em fase de processo para reforma, segundo informou o órgão.

A Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionadas.

Outra ocupação

Na última segunda-feira (17), um outro prédio do INSS, localizado na Rua Marquês do Recife, no bairro de Santo Antônio, na área central da capital pernambucana, foi ocupado por famílias integrantes do Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT).

As pessoas chegaram ao local com caminhões-baú, móveis e utensílios domésticos para fixar moradia no imóvel, que de acordo com o INSS "vem sendo alvo de recorrentes ataques de vandalismo e depredação" há anos.

Segundo o INSS, as polícias Federal, Civil e Militar foram acionadas. Apesar disto, neste domingo, o grupo permanece no prédio. O órgão disse que já entrou com o pedido de reintegração de posse e aguarda o andamento do processo.

Tags

Autor