Visitas no sistema prisional de Pernambuco são suspensas devido ao agravamento da pandemia da covid-19 no estado
Durante a restrição, os familiares podem participar de visitas virtuais
As visitas presenciais aos estabelecimentos penais de Pernambuco - cadeias públicas e unidades prisionais -, estão suspensas até o dia 15 de junho. Durante a restrição, os familiares podem participar de visitas virtuais.
Segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), a decisão é em razão do agravamento da pandemia da covid-19 em todo o Estado. Pernambuco ainda passa por alta nos casos de infecção e, no último domingo (23), totalizou 330 pessoas com sintomas da doença, à espera de uma vaga em unidades de saúde.
De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, a atitude visa garantir a segurança na saúde das pessoas privadas de liberdade, familiares e servidores. “Somos obrigados a, mais uma vez, fechar o sistema penitenciário de Pernambuco para a visitação de familiares com o objetivo de garantir a saúde de todos”, informou.
As visitas virtuais aos reclusos seguem disponíveis nas 23 unidades prisionais do Estado. O sistema de comunicações online, implantado em maio de 2020, tem o intuito de garantir a manutenção dos vínculos com parentes.
Segundo a Seres, as visitas remotas acontecem de segunda a sexta-feira, em uma sala reservada, com a supervisão de um servidor da unidade prisional. “Ao todo, 57.536 encontros já foram realizados, inclusive entre detentos e parentes residentes em outros estados e países”, afirmou a Secretaria Executiva de Ressocialização, por meio de nota.