imunização

Covid-19: Caruaru, no Agreste, inicia busca ativa da população para vacinação

Medida tem como objetivo acelerar a campanha de vacinação contra a covid-19 na cidade

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 26/05/2021 às 18:59
Notícia
DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE CARUARU
Raquel Lyra é um dos nomes cotados para concorrer ao governo de Pernambuco em 2022 - FOTO: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE CARUARU
Leitura:

O município de Caruaru, no Agreste, irá iniciar, a partir desta quinta-feira (27) uma busca ativa, que terá como objetivo acelerar a campanha de vacinação contra a covid-19 na cidade. Para isso, equipes de saúde irão se deslocar para pontos estratégicos para fazer a imunização dos grupos prioritários, compostos por idosos com idade de 60 a 64 anos, pessoas que possuem comorbidades, puérperas, gestantes, além de deficientes físicos. O anúncio foi feito pela gestão municipal durante entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (26).

"Estamos sempre seguindo os grupos estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização. No entanto, está havendo uma baixa procura de idosos na faixa etária de 60 a 64 anos. Por mais que já tenhamos atingindo a meta de 90% desse grupo imunizado, sempre trabalhamos na perspectiva de 100%", explicou o secretário municipal de Saúde, Breno Feitoza, durante detalhamento de ampliação da vacinação.

>> Município em Pernambuco descarta 2,8 mil doses de vacinas contra a covid-19 após problema de refrigeração

>> Mais doses de vacinas contra covid-19 chegam a Pernambuco para início da imunização de trabalhadores de portos e aeroportos

Até então, a prefeitura de Caruaru realizava a aplicação das doses no Espaço Cultural Tancredo Neves. Agora, a partir desta quinta-feira (27), a nova estratégia de vacinação já terá início no Residencial Luiz Bezerra Torres, com a vacinação de idosos com idade entre 60 e 64 anos e deficientes. Na sexta-feira (28), será a vez de uma equipe vacinar idosos com mesma faixa etária e deficientes que moram no Residencial Alto do Moura. Na segunda-feira (31), os vacinados serão os pacientes da Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru (Apodec).

Quem também esteve presente na entrevista foi a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. De acordo com ela, o município tem focado na aplicação das vacinas.

"Nossa estratégia é apostar na vacinação. A vacina é o caminho mais indicado para garantir, que de maneira sustentável, a gente possa se prevenir do vírus", disse Raquel Lyra sobre a iniciativa", disse. 

Além da prefeita e do secretário municipal de saúde, também participou da entrevista coletiva o secretário de Ordem Pública, Coronel Patrício Filho. O objetivo da coletiva foi divulgar uma série de ações que serão adotadas no período de medidas mais restritivas, que ocorre desta quarta até o dia 6 de junho de 2021, de acordo com decreto emitido pelo governo de Pernambuco.

ARTES JC
Decreto do Governo é válido a partir desta quarta-feira (26) - ARTES JC

ARTES JC
Decreto do Governo é válido a partir desta quarta-feira (26) - ARTES JC

Em Caruaru também será ampliada a capacidade de testagem durante o período. De forma descentralizada, os exames poderão ser realizados nas 76 Unidades Básicas de Saúde do município, além do Centro de Testagem de Covid-19, UPA Respiratória e Unidade Móvel de Testagem.

Ocupação de leitos de UTI

Assim como em todo Estado, a cidade de Caruaru tem apresentado uma alta ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais da rede pública de saúde. Atualmente, o Hospital Municipal Manoel Afonso se encontra com 100% de ocupação para pacientes que precisam de maiores cuidados. Já o Hospital Mestre Vitalino e de Campanha estão com 94% de ocupação. As taxas das UTIs privadas está em 98%.

De acordo com o secretário Breno Barboza, o município tem identificado um aumento das internações de pacientes com menos de 40 anos. Para ele, isso é reflexo da vacinação em idosos, sobretudo acime dos 70 e 75 anos, que é a parcela da população mais vacinada com as duas doses da vacina. Ainda de acordo com ele, no momento, Caruaru não irá abrir novos leitos.

Para reduzir os números da pandemia na cidade, a Prefeita Raquel Lyra falou sobre a necessidade do cumprimento das medidas restritivas. "Sabemos que vivemos um momento crítico em nossa cidade. Nossas equipes têm trabalhado dia e noite, seja na comunicação educativa, na fiscalização e nos diversos serviços de saúde para cuidar da nossa gente. Precisamos da colaboração de todos para mudar esse cenário nos próximos dias", ressaltou.

Delivery da Sulanca

Em decorrência do decreto do governo de Pernambuco, o Delivery Sulanca será reativado na próxima segunda-feira (31), para a retirada de produtos no estacionamento do Polo Caruaru. O cadastro dos fornecedores e clientes poderá ser feito pelo site do delivery ou pelo App Delivery Sulanca, disponível para o sistema Android.

“Os deliverys têm sido ferramentas importantes para movimentar a nossa economia. Só no Delivery Sulanca, tivemos cerca de R$ 262 milhões negociados, 933 lojistas cadastrados no site, bem como 258 excursionistas também cadastrados no site”, afirmou a prefeita.

Fiscalização

Para que as medidas sejam cumpridas, um Grupo de Fiscalização Integrada de Caruaru passará a atuar em três turnos. “A participação da população com denúncias será fundamental para a efetivação das operações. Evitem aglomerações, só saiam de casa para o que for necessário. Nossas equipes de fiscalização estão nas ruas. Vamos juntos vencer mais essa”, disse Raquel.

Os canais disponíveis no município são o Disque-denúncia, que funciona das 7h às 19h, de segunda a sábado, e o  WhatsApp por meio do número (81) 98256-4545. Também será possível enviar informações pelo canal da Ouvidoria, pelo número 156, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, ou pelo WhatsApp (81) 98384-5936 (plantão 24h); pela Polícia Militar (190) e pelas redes sociais da Prefeitura de Caruaru.

 

ARTES JC
Decreto do Governo é válido a partir desta quarta-feira (26) - FOTO:ARTES JC
ARTES JC
Decreto do Governo é válido a partir desta quarta-feira (26) - FOTO:ARTES JC

Comentários

Últimas notícias