FESTEJOS

Vai ter festa de São João em 2021 no Nordeste?

A poucas semanas do São João de 2021, muitos dos amantes das bandeirolas, comidas de milho e quadrilhas e do forró se perguntam se há possibilidade dos festejos acontecerem

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 02/06/2021 às 14:33 | Atualizado em 03/06/2021 às 9:47
Notícia
X

Com a chegada do mês de junho, a tradição traz também a expectativa pelas festas juninas, tão tradicionais no Nordeste brasileiro. Desde o último ano, no entanto, as comemorações de São João precisaram ser adaptadas para dentro de casa, já que aglomeração de pessoas é um contexto de fácil disseminação da Covid-19. E, a poucas semanas do São João de 2021, muitos dos amantes das bandeirolas, comidas de milho e quadrilhas e do forró se perguntam se há possibilidade dos festejos acontecerem.

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, cancelou a festa presencial deste ano no Pátio de Eventos ainda em abril. A informação foi confirmada pelo presidente da Fundação de Cultura e Turismo da cidade, Rubens Júnior, em entrevista à Rádio Jornal Caruaru.

De acordo com ele, há, também, uma determinação que destina os recursos de eventos para o combate à pandemia. "Estaríamos nesse início do mês de abril a todo vapor com licitações, com contratações, providenciando os contratos dos artistas, mas infelizmente nada pode acontecer por determinação do Tribunal de Contas, que todo recurso para evento deve ser destinado ao combate à covid-19", afirmou. A assessoria de comunicação da Prefeitura de Caruaru informou que não há ação online prevista.

Até esta quarta-feira (2), Pernambuco contabilizou 489.145 casos de pessoas infectadas pela doença, desde o início da pandemia. Além disso, o Estado conta com 16.013 vidas perdidas. Os altos números em Pernambuco é o reflexo da crise sanitária vivida pelo Brasil. No País, 16.717.687 brasileiros já tiverem ou têm a covid-19. Desse total, 467.702 vieram a óbito. 

DAYVISON NUNES / JC IMAGEM
São João de Caruaru - DAYVISON NUNES / JC IMAGEM

A festa junina pode ser comemorada de forma virtual através do São João Danado de Bom, realizado pela TV Jornal, que tem a cantora Elba Ramalho como a estrela da live-show realizada pela emissora no dia 19/06, a partir das 21h30. A live será transmitida nas plataformas digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). Para acompanhar, basta acessar os perfis dos veículos TV Jornal, TV Jornal Interior, JC, Rádio Jornal, NE10 e NE10 Interior, no Facebook ou Instagram. O canal de Elba no YouTube retransmite o show. A partir das 22h30, quem preferir pode assistir também pela televisão, sintonizando na TV Jornal/SBT

Veja como foi o São João Danado de Bom em 2020

Em Campina Grande, na Paraíba, o Parque do Povo também terá que ser substituído pelo sofá de casa. A prefeitura da cidade decidiu que os shows serão realizados de forma remota nos dias 12, 19, 23, 24, 26 e 29 de junho e contarão com a participação de artistas locais.

Em 12 de junho, o evento terá a participação da cantora Walkyria Santos, do cantor Capilé, do poeta Jessier Quirino, dos cantores Biliu de Campina, Garotinho, Nathan Vinícius, Edmar Miguel, Ana Barros, Felipe Alcântara, Gitana Pimentel e Cumpade João. No dia 23 de junho, véspera de São João, há show confirmado de Elba Ramalho. Os nomes dos artistas que vão se apresentar nos outros dias da programação ainda não foram divulgados.

Em maio deste ano, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou que nenhuma festa será permitida independentemente do número de pessoas no Estado. O gestor ainda acrescentou que o transporte intermunicipal será suspenso neste período para evitar o trânsito das pessoas da capital, Salvador, para o interior.

 

Tags

Autor