SUSTENTABILIDADE

Futuro do meio ambiente é tema de semana especial promovida pelo Crea-PE

"Estamos à beira de uma catástrofe emergencial climática", pontua Gustavo Krause, um dos palestrantes e ex-ministro do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Amazônia Legal

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 07/06/2021 às 17:36
Notícia
X

O Brasil tem protagonizado diversas situações relacionadas ao desmatamento, queimadas e destruição de seus biomas, o descaso vem ganhando destaque em meio a um cenário de denúncias nacionais e internacionais. Na semana em que sucede o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último sábado (5), O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) promove a Semana Especial do Meio Ambiente, para que essa crise ambiental seja discutida. Os eventos trazem ao público a importância dos debates e, sobretudo, soluções para as questões ambientais vividas pelo país.

“Estamos à beira de uma catástrofe emergencial climática”, pontua o ex-ministro do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Amazônia Legal, Gustavo Krause. Junto a ele, o ex-ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, também participa dos eventos. As palestras acontecerão entre segunda-feira (07) e sexta-feira (11) e serão exibidas pelo TV Crea-PE, no YouTube

Segundo Gustavo Krause e José Carlos Carvalho, o Brasil passa por um período de retrocessos, eles destacam que o país já foi referência mundial em questões ambientais nas últimas três décadas. “Nossa matriz energética de energia limpa sempre teve destaque no mundo”, observa Krause. “Estamos jogando nosso protagonismo na lata de lixo da história”, afirma Carvalho.

Na Semana Especial do Meio Ambiente, o objetivo é contribuir na construção da retomada da boa gestão da natureza, com espaço para palestras propositivas, afirma o Crea-PE. “A engenharia que defendemos precisa alinhar o conceito de desenvolvimento com o de responsabilidade social e ambiental. É necessário abrir estradas e construir aeroportos, gerar empregos e crescimento, mas sem deixar de lado a preocupação com os impactos ambientais que essas obras possam gerar. Não há futuro sem desenvolvimento sustentável”, afirma o presidente do Conselho, o engenheiro civil Adriano Lucena.

Palestras

Dentre as pautas que serão debatidas, está a discussão sobre a importância e os efeitos das podas nas árvores, principalmente nos cuidados de sua manutenção nas cidades e construções. Também serão discutidas questões ambientais que passam por ações pequenas nas comunidades, cujos impactos refletem positivamente no desenvolvimento das cidades. O assunto será tratado na sexta-feira, com o músico pernambucano, Cannibal.

No evento, está previsto o lançamento de dois prêmios: o Prêmio Crea-PE de Meio Ambiente 2021, para homenagear personalidades que se destacaram na defesa da sustentabilidade; e o Prêmio Crea-PE de Fotografia e Meio Ambiente 2021, voltado a profissionais da fotografia e do Sistema Confea/Crea.

Tags

Autor