Doses da AstraZeneca começam a ser distribuídas para municípios pernambucanos; saiba para quem o lote será destinado
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pactuou, em reunião realizada na segunda (21), que esse lote será reservado para completar o esquema vacinal, ou seja, a aplicação da segunda dose da vacina
O Governo de Pernambuco encaminhou na manhã desta terça-feira (22) um novo lote com 310.250 doses da vacina contra a covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). O imunizante será distribuído para todos os 185 municípios pernambucanos, de acordo com o quantitativo destinado para cada um deles.
O comboio com as vacinas chegou em Pernambuco na noite do último domingo (20) na sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE). A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pactuou, em reunião realizada na segunda (21), que esse lote será reservado para completar o esquema vacinal, ou seja, a aplicação da segunda dose da vacina.
- Veja quantas doses de vacina cada município de Pernambuco recebeu no último lote distribuído
- Mais 310 mil doses da vacina da Astrazeneca/Fiocruz chegam em Pernambuco
- Fiocruz entrega cerca de 5 milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra covid-19
Conforme pactuado em CIB, as mais de 300 mil unidades do imunizante devem ser usados para aplicação da segunda dose. "Pactuamos com os municípios em CIB o envio desse lote para uso exclusivo como dose 2, assim como também foi orientado pelo Ministério da Saúde. Por isso, é importante que os municípios façam o controle rigoroso desses estoques, assegurando que os insumos serão usados apenas para as segundas doses, evitando déficit de vacinas nos próximos meses", afirma o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo.
Devem ser priorizados no complemento do esquema vacinal os idosos de 60 a 64 anos, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e pessoas com comorbidade e com deficiência permanente. Caso haja sobra de doses, a imunização pode ser estendida para outros grupos prioritários, mas exclusivamente para a segunda dose.
"É muito importante que os municípios se organizem para utilizar essas doses só como D2 e aproveitar esse momento para atualizar os esquemas vacinais, tanto para Astrazeneca como para Coronavac, fazendo uma grande busca ativa dos indivíduos que estão com essas doses em atraso", explica a superintendente se Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.
Coronavac
A partir do recebimento de um novo lote com 65 mil doses da Coronavac/Butantan na última sexta-feira (18), houve um mutirão para zerar a demanda pela aplicação da segunda dose do imunizante nos municípios.
Pernambuco também recebeu outras 97.110 doses da Pfizer/BioNTech, que serão aplicadas em pessoas com comorbidades e deficiência. Também neste caso, caso seja esgotada essa demanda, a aplicação pode ser estendida a outros grupos prioritário e população em geral por faixa etária.
O estado já recebeu 4.992.460 doses de vacinas contra a covid-19. Dessas, 2.630.170 unidades foram da Astrazeneca, 2.024.160 da Coronavac e 338.130 da Pfizer.