Vacina

Doses da AstraZeneca começam a ser distribuídas para municípios pernambucanos; saiba para quem o lote será destinado

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pactuou, em reunião realizada na segunda (21), que esse lote será reservado para completar o esquema vacinal, ou seja, a aplicação da segunda dose da vacina

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 22/06/2021 às 8:47 | Atualizado em 22/06/2021 às 10:53
Notícia
X

O Governo de Pernambuco encaminhou na manhã desta terça-feira (22) um novo lote com 310.250 doses da vacina contra a covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). O imunizante será distribuído para todos os 185 municípios pernambucanos, de acordo com o quantitativo destinado para cada um deles. 

O comboio com as vacinas chegou em Pernambuco na noite do último domingo (20) na sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE). A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pactuou, em reunião realizada na segunda (21), que esse lote será reservado para completar o esquema vacinal, ou seja, a aplicação da segunda dose da vacina. 

Conforme pactuado em CIB, as mais de 300 mil unidades do imunizante devem ser usados para aplicação da segunda dose. "Pactuamos com os municípios em CIB o envio desse lote para uso exclusivo como dose 2, assim como também foi orientado pelo Ministério da Saúde. Por isso, é importante que os municípios façam o controle rigoroso desses estoques, assegurando que os insumos serão usados apenas para as segundas doses, evitando déficit de vacinas nos próximos meses", afirma o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Devem ser priorizados no complemento do esquema vacinal os idosos de 60 a 64 anos, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e pessoas com comorbidade e com deficiência permanente. Caso haja sobra de doses, a imunização pode ser estendida para outros grupos prioritários, mas exclusivamente para a segunda dose. 

Made with Flourish

"É muito importante que os municípios se organizem para utilizar essas doses só como D2 e aproveitar esse momento para atualizar os esquemas vacinais, tanto para Astrazeneca como para Coronavac, fazendo uma grande busca ativa dos indivíduos que estão com essas doses em atraso", explica a superintendente se Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

Coronavac

A partir do recebimento de um novo lote com 65 mil doses da Coronavac/Butantan na última sexta-feira (18), houve um mutirão para zerar a demanda pela aplicação da segunda dose do imunizante nos municípios. 

Pernambuco também recebeu outras 97.110 doses da Pfizer/BioNTech, que serão aplicadas em pessoas com comorbidades e deficiência. Também neste caso, caso seja esgotada essa demanda, a aplicação pode ser estendida a outros grupos prioritário e população em geral por faixa etária. 

O estado já recebeu 4.992.460 doses de vacinas contra a covid-19. Dessas, 2.630.170 unidades foram da Astrazeneca, 2.024.160 da Coronavac e 338.130 da Pfizer. 

Tags

Autor