PANDEMIA

Está com a 2ª dose da CoronaVac em atraso? Saiba como participar do mutirão na sua cidade em Pernambuco

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE), 73 cidades que relataram precisar do insumo serão contempladas com o total de 49.250 doses. A pasta afirmou que atenderá a todos os pedidos

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 18/06/2021 às 12:30 | Atualizado em 18/06/2021 às 12:56
Notícia
X

Neste sábado (19) e domingo (20), municípios de Pernambuco realizam mutirão para vacinar a população que está em atraso com a segunda dose da vacina da Coronavac/Butantan contra a covid-19. A ação foi possível a partir do recebimento, nesta sexta-feira (18), de mais 65 mil doses do imunizante. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE), 73 cidades que relataram precisar do insumo serão contempladas com o total de 49.250 doses. A pasta afirmou que atenderá a todos os pedidos, e que o saldo restante será destinado ao estoque estratégico do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para "ajustes futuros". 

"Diante do recebimento destas doses, que zeram o déficit de 2ª dose da Coronavac em nosso Estado, iremos fazer, neste final de semana, uma grande mobilização para vacinar o máximo de pessoas com a segunda dose em atraso", pontuou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. Ele afirmou que "o atraso na segunda dose não tira a validade da primeira. E é essencial completar o esquema vacinal com a segunda dose para se proteger. Por isso, aproveite a mobilização dos municípios neste final de semana".

Cidades como Caruaru, no Agreste, e Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, afirmaram não ter público em falta com a 2ª dose do imunizante. Confira os que realizam mutirão para munícipes que ainda não completaram o esquema vacinal:

Recife

No Recife, o chamado é para as cerca de sete mil pessoas que receberam a primeira dose da CoronaVac há mais de 28 dias ou AstraZeneca há mais de três meses. Quatro dos pontos de vacinação foram destacados para o mutirão: Dnocs (Tamarineira); Geraldão (Imbiribeira); Unicap (Boa Vista) ou Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE (Dois Irmãos). O público em atraso deve agendar a vacinação para o sábado e domingo pelo site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/) ou aplicativo do Conecta Recife.

Jaboatão dos Guararapes

Em Jaboatão dos Guararapes, a expectativa é de zerar a fila de espera de quase sete mil munícipes que aguardam para completar o esquema vacinal. Na manhã do sábado (19), serão aplicadas as primeiras doses nos usuários que estavam agendados. A tarde será exclusivamente destinada para a segunda dose da CoronaVac. Já no domingo (20), a vacinação vai ser voltada apenas à segunda dose da CoronaVac, e irá das 8h às 13h, nos nove pontos de drive-thru do município, com reforço na Policlínica Mariinha Melo, localizada no bairro de Vila Rica. Os usuários cadastrados serão informados sobre data e local por meio do aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br.

Paulista

Paulista recebeu 4.966 doses do imunizante e vacinará população em atraso no sábado (19) e no domingo (20) em quatro pontos, destinados exclusivamente para a segunda aplicação da CoronaVac. Todos funcionarão das 08 às 16h. Os locais disponíveis são: a Igreja Nossa Senhora do Ó; a Escola Gelda Amorim, em Paratibe; a Escola José Firmino da Veiga, no Centro; e no Drive-Thru da PE -22, na Conceição.

No dia e hora agendados, é necessário levar documento de identificação, cartão de vacinação e comprovante de residência em nome do imunizado (conta de luz, contrato de aluguel, extrato bancário ou conta de água). O agendamento pode ser feito a partir das 12h através do site agendamentovacinapaulista.com.br ou do aplicativo Cidadão Digital, disponível para download em dispositivos Android na página inicial do site. 

Petrolina

Em Petrolina, no sábado e domingo (19 e 20), idosos com 64 anos vão poder se dirigir a Escola Municipal 21 de Setembro, no bairro José e Maria; idosos com 63 anos serão imunizados no SESI, Vila Mocó; já os idosos com os 60, 61 e 62 anos devem procurar o polo do Centro do Idoso Vó Pulú, na Vila Eduardo. Por meio de drive-thru, todas as faixas etárias podem procurar o polo na Avenida principal da Vila Eulália. A vacinação na zona rural acontecerá de maneira volante, ou seja, as equipes da Secretaria de Saúde vão até as localidades para aplicar o imunizante nos idosos. Cada comunidade será avisada através dos profissionais da Unidade Básica de Saúde sobre o dia e horário da aplicação da vacina. 

Os profissionais de saúde também serão imunizados durante o fim de semana. Para este público, estão reservadas as salas 16, 17, 23 e 25 do bloco de aulas, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). A Secretaria de Saúde reforça que para receber a imunização, estes públicos precisam apresentar documento de identificação com foto e o cartão de vacina. Em caso de perda do cartão, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência (BO) e apresentá-lo no ato da vacinação.

A reportagem será atualizada à medida que mais cidades derem detalhes sobre seus mutirões.

Tags

Autor