Com tempo nublado, 1º domingo com comércio liberado na Praia de Boa Viagem, no Recife, tem movimento moderado
Há quatro meses, comércio de praia estava proibido aos finais de semana em Pernambuco. Flexibilização foi feita a partir da queda de indicadores da pandemia da covid-19
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Após quatro meses de restrições, barraqueiros e ambulantes voltaram às praias do litoral de Pernambuco aos finais de semana. No entanto, com tempo nublado neste domingo (27), a Praia de Boa Viagem, no bairro de mesmo nome, na Zona Sul do Recife, teve uma movimentação moderada. A expectativa dos comerciantes é de continuidade da flexibilização, feita a partir da queda de indicadores da pandemia da covid-19 em Pernambuco. O decreto estadual deixou a cargo de cada prefeitura a regulamentação das atividades econômicas na faixa de areia.
A liberação aconteceu após uma série de protestos da classe, que, até então, só podia trabalhar nos dias de semana - o que para o comerciante Elcides Joaquim, de 29 anos, não era o suficiente para pagar as contas.
“Com a abertura da praia agora no final de semana melhorou muito para a gente. Foi um alívio. O movimento só dá final de semana mesmo, porque no dia de semana não estava dando para a gente se virar, não, porque muita gente trabalha e não vem para a praia”, disse.
O barraqueiro Ubirajara Ramos Barbosa, 53, pede que a medida seja estendida. “Espero que agora fiquemos em definitivo, porque os barraqueiros estão precisando, estão passando por situação difícil. Espero que não fechem mais as praias, a gente está tomando as precauções, álcool em gel, máscara, tudo, Vamos faturar mais, porque o final de semana é o mais importante. Durante a semana, a gente trabalha para pagar”, explicou.
O vendedor de caldinho Jeferson Tiago, 31, torce pelo mesmo. “É muito difícil sem um trabalho fixo, só dependendo da praia. Só dificuldade. Demos graças a Deus por ter voltado. Eu quero que permaneça essa praia maravilhosa [aberta] para todos nós. Também depende do pessoal chegar para comprar, para a gente levar para casa o sustento para nossos filhos”, contou.
O técnico em portaria remota Márcio Pereira Figueiredo, 39, foi um dos clientes que aproveitou a praia neste domingo após uma longa temporada sem ir. “Por causa dessa pandemia, já fazia tempo que a gente não vinha. Resolvi vir hoje para cá e estou achando bom. Trouxemos máscara para nos prevenir, e temos que nos resguardar ao máximo, também”, afirmou.
A flexibilização implementada no Estado na última segunda-feira (21), no entanto, possui pontos em comum para diversas cidades. Com ela, passaram a ser permitidas algumas atividades como o comércio de praia, esportes coletivos e o funcionamento de museus, cinemas e teatros.
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde julho de 2019, faz parte da equipe do JC.COM.BR. Atualmente, como repórter de cidades, urbanismo e direitos humanos. Vencedora do Prêmio Urbana de Jornalismo 2021, finalista da Expocom NE 2021 e menção honrosa no 4º Prêmio de Jornalismo Mosca.
Localidade:Recife, PernambucoTelefone:twitter.com/katarinagmoraesCargo:RepórterCursoTreinamentos do Google de SEO e do Facebook sobre mídias digitais, Curso de Marketing Digital pela Universidade de São Paulo (USP); Curso de Comunicação Empresarial pela Universidade de Califórnia.