PANDEMIA

Pesquisador diz que não há motivo para comemorar dados de Pernambuco em estudo de Harvard sobre covid-19

Pesquisa publicada na revista científica Nature aponta que a pandemia da covid-19 resultou na redução da expectativa de vida no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Larissa Lira

Publicado em 01/07/2021 às 23:30
Notícia
X

Com informações da Rádio Jornal

O Governo de Pernambuco divulgou, nessa quarta-feira (30), uma pesquisa publicada na revista científica Nature, mostrando que, com a pandemia, a expectativa de vida no Brasil foi reduzida. Foram utilizados dados de mortes relatadas em 2020 e de janeiro a abril de 2021. Em comparação aos outros estados, Pernambuco teve a menor diminuição na expectativa de vida média de seus cidadãos nos primeiros quatro meses deste ano. O dado foi compartilhado e comemorado pelo governo do Estado. Especialista, no entanto, argumenta que não há motivo para celebrar.

"No intervalo de 2019 a 2020, Pernambuco perdeu entre 2 e 2,7 anos na expectativa de vida em dois recortes: ao nascer e a partir de 65 anos. Esse número está abaixo da média nacional. Já no intervalo de janeiro a abril de 2021, o Estado aparece como o  'melhor' resultado do País. Mas isso ainda é muito triste e catastrófico porque continuamos perdendo expectativa de vida. Não há como comemorar que está morrendo gente demais em todo Brasil e que aqui, em Pernambuco, está morrendo um pouco menos", disse o pesquisador do Instituto Tecnológico Vale e doutor em biotecnologia, Marx Lima.

Nos quatro primeiros meses de 2021, as mortes por covid-19 representaram 107% do total do ano passado. Ou seja, só nesses quatro meses, a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer já perdeu 1,8 ano. Em Pernambuco, a perda foi de zero 0,78.

Sobre os dados de 2021, Marx ressalta que é preciso uma análise mais cuidadosa. "Os próprios autores do estudo citam na publicação que as informações de janeiro a abril de 2021 devem ser olhadas com mais cuidado, já que ainda são referentes ao ano corrente. Essa incompletude nos dados podem inviabilizar a análise. Além dos atrasos nos dados disponibilizados pelo governo", detalhou.

Nas redes sociais, uma das autoras da pesquisa, Márcia Castro, disse que a perda da expectativa de vida em 2021 é um dado preliminar, "já que considera apenas as mortes por covid-19 nos quatro primeiros meses do ano".

Nota do Governo de Pernambuco

Leia a nota do Governo de Pernambuco a respeito da divulgação dos dados da pesquisa:

O Governo de Pernambuco divulgou ontem a pesquisa: Redução na expectativa de vida no Brasil depois da Covid-19, realizada pela Universidade de Harvard e publicada pela revista cientifica Nature. Na primeira frase do release enviado à imprensa está destacado: “Pernambuco foi o Estado brasileiro com a menor diminuição na expectativa de vida média de seus cidadãos, quando analisadas as taxas de mortalidade entre os meses de janeiro e abril de 2021”, deixando assim bem claro o período a que se refere o texto.

Sobre a relação entre o resultado encontrado na pesquisa e o desempenho dos estados, está destacado no primeiro parágrafo da página 2 da pesquisa: “No Nordeste, contudo, as reduções estimadas na expectativa de vida em 2020 são menores do que no Norte. Governadores dessa região (Nordeste) impuseram as mais rigorosas medidas de distanciamento, na direção oposta das recomendações do presidente”. Além do release, a íntegra do estudo foi encaminhado à imprensa para que os repórteres pudessem tirar suas próprias conclusões.

A citada pesquisa só referenda o que dados disponíveis no Datasus ou em publicações semanais da Organização Panamericana de Saúde vêm demonstrando durante todo o ano de 2021 que, considerando a mortalidade, ou seja avaliando os estados que mais salvaram vidas humanas nessa pandemia, Pernambuco sempre aparece nos primeiros lugares.

 


Tags

Autor