DOAÇÃO

Campanha de doação de sangue leva ponto de coleta ao Hospital das Clínicas, na Zona Oeste de Recife

'Neste tempo de pandemia, se for para sair de casa, saia para fazer o bem", incentiva a hemoterapeuta Irmgard Buhr

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 07/07/2021 às 12:33
Notícia
X

O Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), localizado na Zona Oeste do Recife, iniciou na última terça-feira (6) uma campanha de doação de sangue, em parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco). A ação de solidariedade acontece até a próxima quinta-feira (8), na Unidade de Reabilitação, no térreo do HC. As doações podem ser realizadas das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h.


Para participar como doador, não é necessário fazer agendamento prévio. Mas quem optar, pode agendar o horário da doação através de mensagem, no e-mail [email protected] - o doador precisa informar o nome, dia e horário que deseja fazer a doação.


Uma das coordenadoras do evento, a hemoterapeuta Irmgard Buhr, ressalta que o momento é de solidariedade. “Quem doa sangue, compartilha vida. Sempre é momento de exercitarmos a solidariedade tanto doando quanto convidando e incentivando alguém a doar sangue. Neste tempo de pandemia, se for para sair de casa, saia para fazer o bem”, declara.


A campanha faz parte do Programa Pró-Sangue do HC-UFPE, que atua em três eixos dentro do hospital-escola: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento dessas atividades.


Em novembro de 2020, outra campanha de doação de sangue semelhante a esta foi realizada na unidade hospitalar e contou com 114 doações efetivadas. A expectativa da gestão é de que nesta edição este número seja ainda maior


Critérios para ser um doador


Podem ser doadores nas ações itinerantes do Hemope pessoas que possuem entre 18 e 69 anos - até 60 anos, se esta for a primeira doação -. Menores de idade não estão aptos a doarem, no momento, devido a pandemia, já que precisariam da presença de um dos responsáveis no local de doação.


Outro pré-requisito é pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. Serão impossibilitados de doar quem tenha pego gripe, resfriado ou Covid-19 nos últimos 30 dias. Em casos onde o doador já tenha sido vacinado contra a Covid-19, é preciso um intervalo de mais de sete dias (ou dois dias, se com a Coronavac) para a doação.


As autoridades de saúde também recomendam que o doador esteja descansado para a coleta - ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h -. Também é importante não ter ingerido bebida alcoólica nas 12h anteriores à doação, não fumar nas três horas que antecedem e após a doação e não estar em jejum. No dia da doação, é importante apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação.


Segundo a equipe de saúde, a doação é bastante segura para o doador e para a pessoa que vai receber a transfusão sanguínea. Uma série de medidas são tomadas na coleta, como a triagem clínica da situação de saúde e hábitos de vida do candidato e testes para a detecção de doenças transmitidas pelo sangue.

Tags

Autor