DOAÇÃO

Com estoque de bolsas em estado crítico, Hemope promove campanha de coleta no Shopping Guararapes; saiba como participar

A baixa do banco de sangue gira em torno de 30% a menos, em comparação ao mesmo período do ano passado

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 28/05/2021 às 12:35
Notícia
X


Com estoque baixo de bolsas de sangue, a Fundação de Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) decidiu promover uma campanha de coleta externa nesta quinta e sexta-feira (28), no Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife. A baixa do estoque gira em torno de 30% em comparação ao mesmo período do ano passado. A ação faz parte do Programa de Coleta Externa, criado para atender a população em locais distantes do hemocentro.



A situação tem se agravado desde o início da pandemia com a queda de doações. De acordo com a supervisora de captação de doadores do Hemope, Josinete Gomes, todos os tipos sanguíneos estão em situação crítica e precisam de reposição com urgência. “O Hemope solicita que os doadores compareçam a uma das suas unidades para ajudar a salvar vidas, doando sangue, sendo um serviço essencial para a população, pois se trata de uma instituição que salva vidas”, reforça a supervisora.

A ação já foi realizada no Shopping Guararapes em janeiro deste ano. Nos dois dias de coletas externas, houveram 118 cadastros e 87 doações de sangue. Ao longo de 2020, totalizaram 332 doações em três coletas externas no Shopping Guararapes.

Divulgação/Hemope
Ação realizada no Shopping Guararapes, no dias 29 e 30 de janeiro deste ano. - Divulgação/Hemope


Os interessados em ser doadores devem se dirigir à loja localizada no corredor da Riachuelo, entre os horários das 10h às 12h ou das 13h30 às 16h. É preciso apresentar um documento original com foto - identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Após o check in, os candidatos passam por exames e avaliação clínica para comprovação do bom estado de saúde, e são orientados sobre o procedimento.

A fundação reforça que quem já doou sangue outras vezes, precisa respeitar os intervalos entre uma doação e outra. Para homens o intervalo é de três meses e para as mulheres, quatro.

Recomendações para ser um doador:


Segundo o Hemope, há necessidade de doação de todos os tipos sanguíneos, mas, no momento, principalmente os do tipo A+, B-, B+, O- e O+.

Os pré-requisitos para ser doador é possuir entre 18 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos). É recomendado que o candidato faça uma boa alimentação no dia da doação, evitando gorduras; pesar acima dos 50 kg; não doar em jejum; não ultrapassar o tempo de 3h entre a refeição e a doação, e ter dormido, no mínimo, durante 6 horas.

As demais condições gerais para realizar a doação podem ser conferidas no site oficial do Hemope (www.hemope.pe.gov.br).

Tags

Autor