VACINAÇÃO

Grávidas imunizadas com AstraZeneca poderão completar esquema vacinal com Pfizer em Pernambuco

A recomendação é do Ministério da Saúde (MS) e foi aprovada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 28/07/2021 às 7:22 | Atualizado em 28/07/2021 às 7:30
Notícia
X

Em Pernambuco, todas as gestantes e puérperas que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz deverão completar, preferencialmente, o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer. A recomendação é do Ministério da Saúde (MS) e foi aprovada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 na última segunda-feira (26). 

"É essencial completar o esquema vacinal das grávidas e puérperas pernambucanas que receberam a primeira dose da AstraZeneca para assegurar a alta eficácia dos imunizantes, principalmente por sabermos que as gestantes, por si só, são consideradas grupo de risco para agravamento da Covid-19", conta o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Ainda de acordo com ele, as vacinas contra o novo coronavírus não são intercambiáveis, mas pesquisas realizadas comprovam que o "esquema heterólogo com o imunizante de vetor viral da Astrazeneca e a vacina de RNAm da fabricante Pfizer gerou uma resposta imune robusta e boa segurança".

Agora, as 2.609 gestantes que receberam a primeira dose da AstraZeneca podem completar o esquema vacinal com a Pfizer respeitando o intervalo normal, de até 90 dias.

“Antes, a orientação era de aplicar a segunda dose da Astrazeneca das gestantes que haviam tomado a primeira dose do fabricante somente após o puerpério. Os municípios devem ficar atentos à nova recomendação e agilizar a vacinação das suas gestantes e puérperas”, explica a superintendente de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Ana Catarina de Melo.

Suspensão

O uso da AstraZeneca em grávidas foi suspenso no mês de maio, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi notificada da morte de uma gestante vacinada no dia 10 daquele mês com o imunizante da fabricante. 

Tags

Autor