SAÚDE

Médico pernambucano é convidado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para assumir Programa Nacional de Imunizações

Eduardo Jorge é representante regional da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) e integrante dos comitês de vacinação contra o coronavírus no Recife e em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 02/08/2021 às 22:41
Notícia
X

Em visita a Pernambuco nesta segunda-feira (2), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, convidou o médico pernambucano Eduardo Jorge da Fonseca para assumir o Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973. Atualmente, o médico é representante regional da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) e integrante dos comitês de vacinação contra o coronavírus no Recife e em Pernambuco. Ele está avaliando o convite. 

Eduardo possui graduação em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco  (UFPE), residência médica e especialização em pediatria realizadas no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), mestrado em saúde da criança e do adolescente pela UFPE (1993) e doutorado em saúde materno-infantil pelo Imip.

Em entrevista ao podcast 'Escute Aí Saúde', da jornalista Cinthya Leite, titular da coluna Saúde e Bem-estar do JC, no último sábado (31), ele falou sobre a eficácia das vacinas contra covid-19, a importância de se tomar as duas doses, principalmente contra a variante Delta, e a possível necessidade de aplicação de uma terceira dose daqui a alguns meses. Confira:

Visita de Queiroga a Pernambuco

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cumpriu agenda em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e no Recife, nesta segunda-feira (2). Na capital pernambucana, ele participou da solenidade de inauguração do novo serviço de radioterapia do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na Boa Vista, e se reuniu com o governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, em Santo Antônio.

"Recebi no início da noite desta segunda-feira, os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e do Turismo, Gilson Machado, além do senador Fernando Bezerra Coelho que cumpriam agenda em Pernambuco. Tratamos dos próximos passos do enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco e no Brasil", disse o governador do Estado nas redes sociais.

No Imip, ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o ministro da Saúde falou da importância da instituição para a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou a importância de reforçar as políticas públicas em prol da saúde brasileira. A expectativa do Imip é aumentar em 70% a capacidade de atendimento do Serviço de Radioterapia, podendo chegar a 100% nos próximos meses. O serviço atende cerca de 120 pacientes por mês.

"Inauguramos o novo serviço de radioterapia do Imip. Com investimento de R$ 9,6 milhões do Ministério da Saúde, o novo equipamento vai ampliar o serviço para diminuir, ou até zerar, a fila de espera p tratamento dos pacientes com câncer do estado de PE. Tudo 100% SUS", disse Queiroga.


A presidente do Instituto, Silvia Rissin, e a Superintendente-Geral do IMIP, Tereza Campos, agradeceram a presença dos ministros.

"A visita do ministro hoje se reveste de um momento muito especial para nossa instituição. Temos um serviço de Radioterapia que funciona desde 2009, mas que não atende mais a demanda existente no Estado. Conseguimos o novo serviço graças ao Ministério da Saúde", disse Silvia Rissin.

"Viver do SUS é uma obra diária de determinação e busca incessante por apoio. A certeza que para fazer mais e melhor não há jeito melhor do que garantir recursos e fazer investimentos", acrescentou Tereza Campos.

O senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado Silvio Costa Filho, o secretário estadual de saúde, André Longo, a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, outras autoridades e diretores do Imip participaram do evento.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por IMIP Pernambuco (@imip_pernambuco)

Antes de chegar à capital pernambucana, o ministro visitou Petrolina, e inaugurou a UBS do Vale do Grande Rio, unidade que irá atender, em média, mais de 4 mil pessoas na região, além de conhecer a Biofábrica do método Wolbachia, importante iniciativa que impede o desenvolvimento do vírus da dengue, zika, chicungunha e febre amarela.

 


 "Prevenção de doenças começa na Atenção Primária, a porta de entrada do SUS", compartilhou Marcelo Queiroga, no Twitter. 


Na ocasião, Queiroga também inaugurou o novo mamógrafo do Centro de Referência em Saúde da Mulher. 

Tags

Autor