Operação

Celpe flagra furto de energia em filial de pizzaria do suspeito de matar eletricista em São Lourenço

Ejanilson Severino da Silva foi assassinado enquanto trabalhava em São Lourenço da Mata,

Imagem do autor
Cadastrado por

Larissa Lira

Publicado em 05/08/2021 às 7:28 | Atualizado em 05/08/2021 às 10:41
Notícia
X

Quase dois meses após o assassinato do eletricista Ejanilson Severino da Silva, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) identificou que um dos suspeitos do crime era dono de uma pizzaria que furtava energia, no bairro do Timbi, em Camaragibe. A descoberta foi feita por causa de uma operação de varredura na rede de distribuição de energia local no município.

 

O objetivo da Celpe era identificar as unidades consumidoras que estavam cometendo irregularidades ou fraudes relacionadas ao fornecimento de energia na Rua Ercina Lapenda e na Avenida Doutor Belarmino Correia. No local, funciona a pizzaria de um dos suspeitos, segundo a Polícia Civil, de ter assassinado o operador da Companhia. A fraude estava no medidor de energia. 

Ejanilson foi morto após realizar um serviço em um estabelecimento comercial em junho, no bairro de Chã de Tábua, em São Lourenço da Mata. Ele estava dentro do carro da empresa, em deslocamento de área, quando dois homens se aproximaram e efetuaram os disparos. O ex-funcionário morreu no local. 

Operação

Na operação, a Celpe realizou 50 vistorias. Dessas, 10 constataram irregularidades ou fraudes na medição, em lanchonetes, lojas de ração animal, hamburguerias e na segunda unidade da pizzaria do suspeito pelo crime contra a vida do eletricista da Celpe. A distribuidora realizou a regularização dos imóveis e está calculando o débito retroativo para executar a cobrança. O responsável por um dos imóveis foi preso em flagrante, pagou fiança e responderá ao inquérito instaurado.

A operação de varredura contou com o trabalho de 48 eletricistas, divididos entre 24 equipes. Também participaram da ação quatro equipes do Instituto de Criminalística, policiais civis e militares. A ação resultou na recuperação de 150MWh de energia, o suficiente para suprir 330 residências durante 30 dias.

“A ação desta quarta-feira foi resultado de um estudo da rede realizado pelo núcleo de inteligência da Celpe. Enviamos uma equipe de inspeção aos locais e constatamos as irregularidades, juntamente com a autoridade policial. É importante ressaltar que todas as vezes que ocorre o furto de energia, a conta dessas pessoas é paga pelos demais clientes, segundo a norma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor em todo o Brasil. Por isso é tão importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede”, relata o gerente de Recuperação de Receita da Celpe, Gustavo Santos.

A Celpe reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

Tags

Autor