FUNASE

Agreste: 18 internos fogem da Funase de Garanhuns; este é 4º registro de fuga só no mês de agosto

O ocorrido causou um tumulto envolvendo parte dos socioeducandos de duas das cinco alas da unidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 11/08/2021 às 15:13 | Atualizado em 11/08/2021 às 16:37
Notícia
X

Na manhã desta quarta-feira (11), 18 internos fugiram da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) da unidade de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, por volta das 10h30. A Polícia Militar foi acionada e, até as 13h30, já havia recapturado 14 fugitivos. Segundo a assessoria da Funase, o ocorrido envolveu parte dos socioeducandos de duas das cinco alas da unidade. Ninguém ficou ferido. Este é o quarto evento de fuga registrado, desde o dia 2 de agosto.

>> Flagrante de internos dormindo com ratos faz MPPE pedir afastamento da presidente da Funase

>> Após tumulto, 41 adolescentes fogem da Funase de Vitória de Santo Antão 

Em nota, a assessoria do órgão informou que ainda na manhã desta quinta-feira, antes do tumulto, havia solicitado apoio da Polícia Militar (PM) para a realização de uma varredura em busca de objetos ilícitos nos alojamentos. A Funase afirmou que a providência "foi determinante para que o evento de crise tivesse menos gravidade”.

A Funase lamentou o ocorrido e reconheceu o momento de dificuldade pelo qual a unidade Case/Cenip Garanhuns passa. Ainda reforçou que seguirá firme no combate à “entrada e permanência de objetos ilícitos'', o que, segundo eles, é o motivo que estaria “gerando essas instabilidades”.

“A instituição já reorganizou postos de trabalho de profissionais de gestão e segurança e solicitou reforço da PM nos arredores. A Corregedoria da Funase está no local e monitora o caso junto com as Coordenadorias de Segurança e Inteligência da instituição”, afirmou o órgão, em nota.


A unidade da Funase, Case/Cenip, de Garanhuns, abrigava até a manhã de hoje 72 socioeducandos. Segundo a gestão, o local possui 101 vagas, sendo assim, não estava em superlotação. O número de agentes socioeducativos no local é de 101 - quantidade que cumpre a proporção estabelecida pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

 

Cerca de 30 internos estariam envolvidos nas fugas


A fuga revela um momento de instabilidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo, que registrou outros três tumultos na unidade Case/Cenip Garanhuns, nos dias 2, 7 e 10 deste mês. Segundo a instituição, a contar com o evento desta quinta-feira (11), cerca de 30 internos teriam fugido da unidade em agosto. Até o momento da publicação desta matéria, deste total, 16 dos socioeducandos foram recapturados pela Polícia Militar.

 

Tags

Autor