É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Com informações da repórter Cinthia Ferreira, da TV Jornal
Familiares e amigos do entregador de pizza Douglas Rafael Francisco Santana Silva, 22 anos, protestaram nesta sexta-feira (13) no cruzamento da Avenida Maurício de Nassau com a Rua São Mateus, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Com cartazes e queima de pneus, os manifestantes cobraram a prisão do motorista do veículo que atropelou o homem, que estava de bicicleta, no dia 9 de agosto. O ato começou às 8h e foi finalizado por volta das 9h, segundo a CTTU.
A Polícia Militar de Pernambuco informou que foi acionada por volta das 7h50 para acompanhar o protesto, e militares do 13º Batalhão foram deslocados até o local.
O sinistro de trânsito aconteceu às 20h30 da noite do domingo (8), no mesmo lugar onde o protesto foi realizado. Imagens de segurança flagraram o momento em que Douglas Rafael estava trabalhando, de bicicleta, quando um veículo em alta velocidade o atingiu por trás. A vítima foi arremessada. O motorista não parou para socorrê-lo e fugiu.
Douglas chegou a ser socorrido para o Hospital da Restauração (HR), no Centro do Recife, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois. A família acredita que não se tratou de um acidente de trânsito, mas de um homicídio.
"As provas são claras no sentido de que ocorreu um homicídio. Infelizmente, Douglas teve a vida ceifada sem socorro. Os vídeos são claros, o momento do acidente e o local do crime deixam nítido o que aconteceu. Ele estava dirigindo em alta velocidade, desgovernado, atropelou Douglas, que estava trabalhando, e quando dobrou a rua, bateu em outro carro que estava parado no sinal", disse a advogada da família, Carol Aguiar.
A advogada diz que o motorista, que seria um policial militar, já teria sido identificado, e pede agilidade na intimação. "Não posso entrar em detalhes, mas parece que ele é PM, e realmente a polícia vem caminhando bem na investigação. O que pedimos agora é que a polícia seja ágil para concluir a investigação do caso. A defesa apostou em muitas provas, vídeos e fotos até de depois do ocorrido, onde é nítida a tentativa dele de burlar e dificultar o trabalho da polícia", afirmou.
Por nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que o caso foi registrado na Delegacia do Espinheiro, no dia 9 de agosto, como "Acidente de Trânsito Com Vítima Fatal". "As investigações foram iniciadas de pronto e seguem com a Delegacia de Polícia de Delitos de Trânsito, DEPATRI, até total esclarecimento do caso".
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde julho de 2019, faz parte da equipe do JC.COM.BR. Atualmente, como repórter de cidades, urbanismo e direitos humanos. Vencedora do Prêmio Urbana de Jornalismo 2021, finalista da Expocom NE 2021 e menção honrosa no 4º Prêmio de Jornalismo Mosca.
Localidade:Recife, PernambucoTelefone:twitter.com/katarinagmoraesCargo:RepórterCursoTreinamentos do Google de SEO e do Facebook sobre mídias digitais, Curso de Marketing Digital pela Universidade de São Paulo (USP); Curso de Comunicação Empresarial pela Universidade de Califórnia.