Rompimento de tubulação abre cratera na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda
Um carro que passava no momento em que tudo ocorreu quase afundou
Com informações do repórter Mário Oliveira, da TV Jornal
A manhã desta quinta-feira (19) foi de trânsito complicado para quem precisou passar pela Avenida Presidente Kennedy, próximo ao cruzamento com a Segunda Perimetral Norte, no bairro de Peixinhos, em Olinda. Uma cratera se formou na área. O transtorno foi causado pelo rompimento de uma tubulação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
- Compesa tira 600 mil pessoas do reajuste na conta de água; veja se você será beneficiado
- Mergulhado em dívidas? Saiba o que fazer para sair do atoleiro e conseguir descontos na Compesa, Celpe, bancos e cartões de crédito
- PPP da Compesa faz oito anos com mais clientes pagando esgoto e promessa de universalização só em 2037
- Obra da Compesa deixa bairros do Grande Recife sem água; veja quais
De acordo com testemunhas, o acidente aconteceu na tarde dessa quarta-feira (18). Um carro que passava no momento em que tudo ocorreu quase afundou junto com o asfalto da via. Dentro dele estavam um motorista de aplicativo e um passageiro. Ninguém saiu ferido.
Aldir Gonçalves, que também é motorista de aplicativo, passou pelo local momentos depois de tudo ocorrer. Ele lembra do susto que levou ao ver a cena. "Eu me assustei, porque de longe, quando você ver um carro de lado e outro estacionado a pessoa fica sem entender: 'nossa, o que aconteceu?'. Quando chega perto e olha o carro afundado na cratera... É coisa de outro mundo", disse.
O buraco acabou interditando duas faixas nos dois sentidos da via. Em nota, a Compesa classificou o acidente como uma "fatalidade". Mas, de acordo com quem transita na avenida todos os dias, buracos gerados por problemas de rompimento de tubulações da companhia estão se tornando frequentes.
O motorista de ônibus Celso Antônio disse que o problema é comum. "Isso está acontecendo direto. Cano estourado, piso mal feito... está difícil demais. Olha só o transtorno que está sendo agora, em pleno horário de pico".
Funcionários da Compesa já iniciaram os reparos da via. A previsão é de que nesta sexta-feira (20) todo o trecho seja liberado para o trânsito.
Nota da Compesa
A Compesa conseguiu concluir ontem mesmo (18), o vazamento localizado na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, onde houve no final da tarde, o rompimento de um trecho de uma tubulação na rede de abastecimento de água. Os serviços de reaterro serão finalizados ainda nesta noite (19) e amanhã (20) será iniciada pavimentação do trecho onde ocorreu a intervenção .
A Compesa informa, ainda, que está investindo R$ 1,5 milhão na obra de substituição dessa adutora, localizada na Avenida Presidente Kennedy, por ser uma tubulação antiga e com histórico de vazamentos frequentes. A adutora tem três mil metros de extensão, de 400 mm de diâmetro, e desse total já foram substituídos 2.400 quilômetros, restando apenas 600 metros para a finalização. A iniciativa será concluída em 90 dias, e propiciará um ganho importante na otimização da performance operacional do sistema de abastecimento do bairro.