ÁGUA

Novo calendário de abastecimento de água passa a valer na segunda-feira (20) em São Lourenço da Mata

A mudança é resultado do aumento no nível da Barragem Várzea do Una, que agora opera com o volume de 57%

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 17/09/2021 às 11:55
Notícia
X

A partir da próxima segunda-feira (20), cerca de 115 mil pessoas estarão com mais água nas torneiras em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. O calendário de abastecimento teve redução de três dias. Agora, irá operar no esquema de um dia com água e cinco dias sem.

Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a mudança é resultado do aumento no nível da Barragem Várzea do Una, além de ajustes operacionais promovidos pela organização nas redes de abastecimento. A represa apresenta hoje o volume de 57%, algo bem diferente dos 18% de capacidade total registrados no começo do ano - em situação bastante crítica.

"A situação era de pré-colapso em consequência de um longo período de estiagem na RMR. Porém, tivemos um inverno intenso esse ano. Além disso, centramos esforços em ações de melhorias operacionais que estão permitindo a ampliação da oferta de água para a população”, destaca a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Intervenções

Ainda de acordo com a Compesa, entre os serviços de melhorias feitos no Sistema destacam-se a reativação do abastecimento para o Alto Santo Antônio e intervenções na Estação Elevatória de Água de Tiúma, beneficiando a parte alta do bairro Rosina Labanca. Além de outras melhorias para os bairros Vila do Reinado, Penedo e Paulo Afonso. “Dessa forma, garantimos que a redução em três dias no atual calendário alcançará de fato todo o município”, conclui Manuela Marinho.

Tags

Autor