SANEAMENTO

Novo calendário de abastecimento de água começa a valer nesta segunda (16) em bairros do Grande Recife; confira

A mudança foi possível graças à recuperação da Barragem Botafogo, em Igarassu, que conseguiu acumular cerca de 46,8% de água com as chuvas registradas neste inverno

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 16/08/2021 às 10:35
Notícia
X

Começa a valer nesta segunda-feira (16) o novo calendário de abastecimento de água para algumas áreas dos municípios de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a mudança foi possível graças à recuperação da Barragem Botafogo, em Igarassu, que registra hoje o acúmulo de cerca de 46,8% de água com as chuvas registradas neste inverno, após passar por alerta de pré-colapso em janeiro deste ano.

A Compesa estima que cerca de 250 mil pessoas sejam beneficiadas com a regularização ou diminuição do rodízio de água. Os moradores podem verificar a situação do seu bairro no site www.compesa.com.br, que apresenta o novo calendário de abastecimento.

Mesmo sem atingir o volume máximo de acumulação, o percentual atingido pela Barragem Botafogo é comemorado pela Companhia. “Esse percentual permite, com segurança e responsabilidade, ampliar a oferta de água para esses municípios, beneficiando milhares de pessoas", afirmou a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

 

Veja as localidades que são contempladas pelas mudanças:

Em Olinda, parte dos bairros de Rio Doce, Jardim Atlântico, Bairro Novo, Jardim Fragoso e Ouro Preto sofrerão redução ou regularização do rodízio de água. Nas demais localidades do município, haverá o aumento do tempo médio de abastecimento. Em Paulista, o novo calendário contemplará o centro da cidade e algumas áreas do bairro de Artur Lundgren, que passarão a receber água em um esquema de dois dias com água e seis dias sem. Além disso, parte do bairro do Janga passará para um calendário de três dias com água e cinco dias sem.

Em Igarassu, a localidade de Cruz de Rebouças terá redução do rodízio, passando para dois dias com água e seis dias sem. Já em Abreu e Lima, na área do centro da cidade e em Caetés Velho e Timbó, será aplicado o calendário de um dia com água e três dias sem.


Sistema Botafogo

A Barragem de Botafogo, que apresentou situação de pré-colapso no começo de 2021, registrou 46,80% da sua capacidade de acumulação, graças ao volume de chuvas. Segundo a Compesa, com o nível de água acumulada, o Sistema Botafogo será operado com uma vazão de 1.300 litros de água por segundo, um incremento de 300 litros/segundo em relação à vazão até então de 1.000 litros por segundo.

Além disso, uma importante ação de manutenção programada de algumas unidades operacionais do Sistema Botafogo, realizada na última semana, foi fundamental para garantir a ampliação da oferta de água. De acordo com a Compesa, foram realizados serviços como a instalação de novos conjuntos motobomba, manutenção preventiva em instalações elétricas, vistorias e correções em componentes desse sistema.

Tags

Autor