Fiscalização

Cerca de 30 animais são resgatados de abatedouro clandestino em Petrolina

Os aproximadamente 100 animais que já haviam sido abatidos no local foram encaminhados para a incineração

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 19/09/2021 às 10:28 | Atualizado em 19/09/2021 às 10:28
Notícia
X

Uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Civil e Vigilância Sanitária identificou um abatedouro clandestino de animais (caprinos e ovinos) no bairro de Nossa Senhora de Fátima, em Petrolina. Cerca de 30 animais que seriam abatidos foram resgatados durante a ação.

De acordo com os órgãos que participaram da operação, um veículo com animais mortos foi identificado assim que o grupo chegou ao local. Dentro do imóvel, havia cinco homens prestes a abater outros animais sem autorização e sem seguir protocolos mínimos de segurança sanitária exigidos para este tipo de atividade. "Havia vísceras em estado de decomposição e muita sujeira e sangue misturados aos animais mortos", dizem os órgãos, por nota.

>> CPRH fecha abatedouro clandestino em São Lourenço da Mata, no Grande Recife

>> A logística que atravessa estados para levar carne ao seu churrasco

>> Carne de jumento é apreendida em um abatedouro clandestino no município de Limoeiro

>> Incêndio em abatedouro no nordeste da China mata 112 pessoas

Também foram identificados documentos e carimbos falsos, com o selo do Mercado Municipal de Petrolina, usados para omitir a origem da carne. Acredita-se que o material seria vendido em feiras e outros estabelecimentos da cidade.

Os animais que ainda estavam vivos, cerca de 30, sofriam maus-tratos e foram levados para o Centro de Zoonoses da cidade. Os cerca de 100 animais já abatidos localizados na fiscalização foram encaminhados para a incineração.

"Diante do exposto, a Vigilância Sanitária confeccionou o auto de infração sanitária e o auto de apreensão e inutilização dos animais apreendidos. Já os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Plantão para as demais medidas cabíveis", finaliza a nota.

Tags

Autor