Jaboatão dos Guarapes

Neoenergia PE e polícia flagram hotel furtando energia no Grande Recife

O furto de energia é crime sujeito à penalidades, de acordo com artigo 155 do Código Penal Brasileiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Adige Silva

Publicado em 30/09/2021 às 18:32 | Atualizado em 30/09/2021 às 23:11
Notícia
X

A Polícia Civil, em uma operação conjunta com a Neonergia Pernambuco (antiga Celpe), flagrou um hotel furtando energia no bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, nesta quinta-feira (30). De acordo com a empresa, o imóvel estava com o fornecimento cortado desde o dia 22, mas restabeleceu a religação ilegalmente, diretamente na rede de distribuição, sem medição.

Ainda segundo a Neoenergia, os proprietário do hotel não se encontravam no local no momento da abordagem. No entanto, o advogado do empreendimento se apresentou à delegacia, onde forneceu os dados dos donos, que serão intimados à prestar depoimento na próxima semana.

O furto foi descoberto após o núcleo de inteligência da distribuidora acompanhar o cliente após o corte e detectar que o mesmo continuava a funcionar normalmente, sem ter pedido ligação. Na operação, que ocorreu por volta das 11h, foi constatado que existia a caixa de medição, mas não o medidor. Toda a fiação utilizada para executar a ligação clandestina foi recolhida.

“Quando descobrimos que ele permanecia aberto, fomos constatar se existia um gerador suprindo a carga local. Ao não identificarmos o aparelho, fomos lá promover uma vistoria para entender como ele estava sendo suprido. Quando chegamos, não existia nem medidor. Isso caracteriza claramente que o consumo sem medição”, afirmou o gerente de Recuperação de Receita da Neoenergia Pernambuco, Gustavo Santos.

“É importante ressaltar que todas as vezes que ocorre o furto de energia, a conta dessas pessoas é paga pelos demais clientes, segundo a norma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor em todo o Brasil. Por isso é tão importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede”, acrescentou.

A reportagem do JC entrou em contato com o hotel apontado como o autor do furto, mas ainda não houve retorno.

Como denunciar

O furto de energia é crime sujeito à penalidades, de acordo com artigo 155 do Código Penal Brasileiro, além de apresentar riscos de acidentes graves. A Neoenergia Pernambuco informou que ,em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.  As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (81) 3217-6990 ou pelo site da instituição (www.neoenergiapernambuco.com.br).

Tags

Autor