Prefeitura do Recife e Unicef se unem e criam grupo de trabalho para fortalecer políticas públicas voltadas a crianças e jovens
A parceria foi firmada nessa quarta-feira (10), durante uma reunião entre o prefeito João Campos e a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer
A prefeitura do Recife e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) se uniram para criar um grupo de trabalho dedicado ao fortalecimento de políticas públicas voltadas a crianças e jovens da capital pernambucana. A parceria foi firmada nessa quarta-feira (10), durante uma reunião entre o prefeito João Campos e a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer.
No encontro, a comitiva da organização internacional apresentou a Agenda Cidade Unicef, iniciativa que deverá ser desenvolvida em um território vulnerável do Recife, compondo uma rede com oito capitais brasileiras, onde moram 8,2 milhões de crianças e adolescentes.
- Mundo tem capacidade de produzir 11,9 bi de vacinas em 2021, diz Unicef
- Estudantes pernambucanos participam de desafio da UNICEF e do Consulado Britânico e conquistam o 1º lugar
- Quase 600 crianças e adolescentes morreram violentamente em Pernambuco em 2020, alertam Unicef e FBSP
- Por que Recife foi escolhida como a cidade da música? Entenda o motivo
- Comércio do Centro do Recife passa a abrir aos domingos e feriados até o fim do ano
- A Política Municipal de Cultura de Paz e Justiça Restaurativa instituída no Recife
Trajetórias de oportunidades
A ideia do Unicef é criar trajetórias de oportunidades para transformar um território e uma geração dentro de três pilares propostos: Educação, inclusão sócio-produtiva e proteção contra violência. Para isso, conjuntamente com a Prefeitura do Recife, vai fazer levantamento de território vulnerável da cidade para priorizar investimentos, com ações de qualificação e integração de serviços para crianças e adolescentes.
"Esse termo vai compor várias áreas, dentre elas uma priorização para educação, para que a gente possa intensificar nossas agendas nessa área, olhando tanto pra primeira infância, mas também para o jovem e para a empregabilidade”, afirmou o prefeito João Campos.
O que queremos é criar oportunidades que sejam de educação, de aprendizado ou de trabalho para populações de jovens que são justamente aquelas que mais sofrem. O convite foi feito, o prefeito do Recife e os secretários com os quais a gente já trabalha de uma maneira muito próxima, ficaram comprometidos para trabalhar juntos para melhorar cada vez mais a situação de crianças, adolescentes e jovens”, declarou Florence Bauer.
Até 2024, o Unicef apoiará as cidades parceiras com cooperação técnica, metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais.