religião

Festa do Morro da Conceição 2021 retorna com carreatas de abertura e encerramento; veja programação

Evento tem início no dia 28 de novembro e segue até o dia 8 de dezembro. Tema remonta necessidade da união da população: "Aos pés da Imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos"

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes, Bruna Oliveira

Publicado em 17/11/2021 às 11:05 | Atualizado em 17/11/2021 às 18:20
Notícia
X

Com a redução no número de casos e mortes pela covid-19 em Pernambuco nas últimas semanas, a Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que tem início em 28 de novembro e segue até o dia 8 de dezembro, retorna, em 2021, com as tradicionais procissões de abertura e encerramento do evento. Apesar disto, a bandeira da festa e imagem da santa voltam a transitar pelas vias do Recife agora em um novo formato, através de carreatas. Devido à pandemia, os cortejos foram suspensos na festividade do ano passado.

A carreata de abertura da "Festa do Morro", como popularmente é conhecido o evento, está prevista para ocorrer no próximo dia 28. É nessa ocasião que a bandeira da festividade será levada para percorrer as ruas do município. Quem quiser participar, pode comparecer à concentração, às 17h, no Parque Urbano da Macaxeira, na Zona Norte do Recife. A saída está programada para ocorrer às 18h com destino ao Santuário do Morro da Conceição, na mesma região, onde irá ocorrer a solene celebração de abertura, que contará com a presença do bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio, às 19h30.

Já no dia dedicado à Imaculada Conceição, 8 de dezembro, a carreata de encerramento com a imagem da santa se concentra às 15h na Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo, no Centro da cidade. A saída está prevista para ocorrer às 16h, em direção ao Morro da Conceição, onde será realizada a solene celebração de encerramento da festa. Na ocasião, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, será o presidente da cerimônia, que deve iniciar às 19h30.

Para o padre Pedro Luis dos Santos, reitor e pároco do santuário, a festa de 2021 chega com a intenção de unir as diferenças e afirmar que todos somos irmãos. "Tivemos tempos muito difíceis. E para agravar ainda mais a realidade de polarização e violência, tivemos a pandemia da covid-19. Mas a partir da palavra de Deus, que diz que 'no mundo tereis tribulações', e da presença de Jesus, que nos conforta e dá sentido à nossa existência que fazemos essa festa", afirmou ele, que diz esperar entre 800 mil e 1 milhão de pessoas no dia 8 de dezembro.

Programação

Divulgada na manhã desta quarta-feira (17), a programação da Festa do Morro, que este ano realiza sua 117ª edição e tem como tema "Aos pés da Imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos" e o lema "Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe", traz celebrações que serão realizadas a partir do próximo domingo (21).

No primeiro dia da pré-festa, os fiéis podem comparecer, às 9h, à santa missa e bênção dos motoristas e taxistas. Já a partir do dia 25 de novembro, o evento dará início ao tríduo da festa, com a santa missa e adoração ao santíssimo sacramento, com a bênção dos amigos da festa, que ocorre às 19h.

Nos dias 26 e 27 de novembro, o tríduo continua com a santa missa e encontro das comunidades da paróquia do Morro e santa missa e louvor com a a juventude do Morro da Conceição, respectivamente. Ambas celebrações ocorrem às 19h.

A partir do dia 29 de novembro até 7 de dezembro, serão realizados oito momentos celebrativos: sete missas às 6h, 8h, 12h e 16h; novenas às 10h e 14h; momento mariano às 18h; e novena solene às 19h30.

No dia 8 de dezembro, as tradicionais santas missas de 2h em 2h retornam à programação. No palco montado na praça em frente à torre da igreja, as celebrações terão início à meia-noite, seguindo às 2h, 4h, 6h, 10h, 12h e 14h. Já dentro do santuário, a primeira santa missa ocorre à 1h e as demais às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h 13h e 15h.

As celebrações religiosas serão transmitidas na íntegra pelo canal do YouTube do santuário do Morro da Conceição. Além disso, a TV Pai Eterno e a Rádio Olinda farão a cobertura das principais cerimônias.

Acesso

Poderão participar das missas em torno de 800 pessoas por celebração, sendo disponibilizados 480 lugares nos bancos da igreja e 320 lugares nas cadeiras distribuídas no santuário. Como na edição passada, haverá restrições aos acessos ao santuário da santa, com o objetivo de prevenir a covid-19. Com isso, voluntários e profissionais de segurança vão estar dispostos nas principais estradas da igreja para o controle e direcionamento das pessoas pelas dependências do local.

O acesso ao santuário será feito através da parte interna da igreja, área externa (torre) e pelas lojas, com duas entradas frontais. Já na saída, os fiéis podem se retirar pelas laterais próximas ao altar da igreja. O acesso à santa, por sua vez, será feito por meio das duas entradas laterais, com controle de pessoas para rápida visitação. A saída desses devotos, por trás da santa, irá garantir o acesso de outro grupo de fiéis.

As pessoas que quiserem acender velas devem entregá-las a voluntários capacitados para a higienização do objeto e posterior acendimento. Como opção, os devotos poderão doar as velas para a igreja. De acordo com a organização da festa, cerca de 840 voluntários, em sua maioria pessoas pertencentes a movimentos religiosos ligados à Arquidiocese de Olinda e Recife, além dos paroquianos do santuário, estão sendo capacitados por profissionais de saúde para melhor atender os fiéis que comparecerão ao evento durante os 11 dias de festividades.

Segurança

Para promover a segurança e prevenir acidentes, o evento irá contar com o auxílio das polícias Civil e Militar de Pernambuco, Corpo de Bombeiros, da Guarda Guarda Municipal do Recife (GMR) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR) auxilia no apoio estrutural.

A organização do comércio fica a cargo da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) e o atendimento médico, através da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Também participam da execução dos serviços a Vigilância Sanitária do Recife (VISA), a Secretaria de Meio Ambiente, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Serviço:

117ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro - Morro da Conceição/Recife

28 de novembro a 8 de dezembro de 2021
Tema: Aos pés da Imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos
Lema: Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe

Eventos Pré-Festa

21/11 – 9h - Santa Missa e benção dos taxistas e motoristas

Tríduo Pré-Festa

25/11 – 19h - Santa Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Bênção dos amigos
da Festa

26/11 – 19h - Santa Missa e encontro das comunidades da Paróquia do Morro

27/11 – 19h - Santa Missa e louvor com a juventude do Morro da Conceição

Dia 28/11 - Carreata de Abertura – Bandeira da festa

Concentração - 17h – Parque Urbano da Macaxeira

Saída – 18h - Parque Urbano da Macaxeira/ Av. Norte/ Retorno Sesc Casa Amarela/Av. Norte/Largo Dom Luiz/ Apenas o carro andor sobe o Morro através da Rua Itacoatiara.

Chegada – 19h30 – Solene Celebração de Abertura da 117ª Festa de N. Sra. da Conceição do Morro

Dias 29/11 a 7/12

Santas Missas 6h/ 8h/ 12h/ 16h

Novenas 10h/ 14h
Momento Mariano 18h

Novena Solene 19h30

Dia 8 de dezembro (Imaculada Conceição)

Santa Missa fora do Santuário (Praça do Morro)
0h / 2h / 4h / 6h / 8h / 10h / 12h /14h

Santa Missa dentro do Santuário
1h/ 3h/ 5h/ 7h/ 9h/ 11h/ 13h/ 15h

Carreata de Encerramento – Imagem da Santa

Concentração - 15h – estacionamento da Prefeitura do Recife

Saída – 16h - estacionamento da Prefeitura do Recife / Ponte do Limoeiro/ Av. Norte/Largo Dom Luiz/ Apenas o carro andor sobe o Morro através da Rua Itacoatiara.

Chegada – 19h30 – Solene Celebração de Encerramento da 117ª Festa de N. Sra. da Conceição do Morro.

 

Tags

Autor