RECENTRO

Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) recebe projeto de revitalização do Centro do Recife "com animação"

Em entrevista à Rádio Jornal nesta sexta-feira (19), o presidente da CDL Recife, Fred Leal, não escondeu a animação. Mas afirmou: agora é preciso cobrar

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 19/11/2021 às 13:12
Notícia
X

O Recentro, programa apresentado nessa quinta-feira (18) pela Prefeitura do Recife, animou o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) da capital pernambucana, Fred Leal, que já cobrava há pelo menos duas décadas por uma ação similar. Mas a partir de agora é hora da organização e da sociedade civil "cobrar", segundo ele, pela efetivação das ações apresentadas.

"A gente sempre pedia para criar um escritório, para que tivesse alguém que olhasse para ele 24h por dia. Vemos com muita satisfação esse passo corajoso dado por João Campos e sua equipe, ele colocou as coisas muito claras. O evento de ontem foi um show. O projeto está aí. Vai dar resultado? Cabe a gente, agora, a partir de segunda-feira, estar cobrando", disse Fred, em entrevista à Rádio Jornal nesta sexta-feira (19).

Comandado por Ana Paula Vilaça, o Escritório de Gestão - com caráter de secretaria - atuará a partir de 1º de dezembro com exclusividade nos bairros do Recife, de São José e de Santo Antônio, com o intuito de retomar a força habitacional e comercial que já teve, e apostar na tecnologia. O programa dará incentivos fiscais a empresários de diferentes ramos - desde hotelaria e comércio, até habitação - a construir e restaurar os tantos prédios abandonados na região.

Saiba tudo sobre o projeto: Novo gabinete da Prefeitura do Recife é criado para revitalizar o Centro, mas acende alerta sobre como atuará

O ponto mais positivo do Recentro, para Fred, foi a apresentação de ações tanto de curto prazo, como zeladorias, quanto de longo prazo. "A gente precisa entender o problema de uma maneira mais ampla. Não está em uma rua. Está no Centro, que teve uma série de fatores que contribuíram para o esvaziamento. A quantidade de metros quadrados vazios, em um lugar que tem saneamento e mobilidade é um absurdo. Precisa trazer movimento para que voltem os serviços, padarias, farmácias e bares. não é uma solução única. Precisa resolver o Centro como um todo. É por isso que estamos animados”, afirmou.

Ainda, defendeu que este recomeço seja visto como uma forma de dar à área uma nova cara, e não uma volta ao passado. "O Centro precisa ser encarado perguntando qual é o produto e a tendência dele. Países da Europa e dos Estados Unidos encontraram a sua solução, e precisamos encontrar a nossa".

Incentivos fiscais

Projetos de construção e recuperação total terão 100% de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), e de 50% para reparos e manutenção por 5 anos para uso não residencial, e 8 anos para residencial. Já os programas de habitação popular terão isenção por 10 anos. Para recuperar imóveis nas Zonas Especiais de Preservação Histórica (ZEPHs) e instalar hotéis e atividades culturais, comunitárias e educacionais, e negócios voltados à beleza e à higiene pessoal, a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) será reduzida de 5% para 2%. Também haverá isenção total do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Intervivos (ITBI).

Tags

Autor