LUTO

Morre aos 100 anos José Cavalcanti Neves, ex-presidente da OAB-PE

Advogado teve atuação marcante durante a Ditadura Militar junto ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 20/11/2021 às 9:41
DIVULGAÇÃO/OAB-PE
´José Cavalcanti Neves morreu aos 100 anos - FOTO: DIVULGAÇÃO/OAB-PE
Leitura:

Morreu na noite desta sexta-feira (19), aos 100 anos de idade, o advogado pernambucano José Cavalcanti Neves, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE). José Cavalcanti Neves morreu no Hospital Esperança, no Recife, de causas naturais. O sepultamento será realizado neste sábado (20), às 16h, no cemitério de Santo Amaro, Zona Norte do Recife. O velório será restrito aos familiares.

José Cavalcanti Neves presidiu a OAB-PE no período de 1953 a 1971 e o Conselho Federal da OAB no triênio de 1971 a 1973. Foi o único pernambucano a presidir o Conselho Federal da OAB. Neves se destacou pela contribuição na área dos Direitos Humanos, sobretudo durante a ditatura militar, na luta pela restauração do habeas corpus junto ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, atuando para esclarecimento do desaparecimento do então deputado Rubens Paiva.

O presidente da OAB-PE, Bruno Baptista decretou luto oficial e enalteceu a contribuição de José Cavalcanti Neves para a advocacia pernambucana. "Nossos sentimentos para toda a família. José Cavalcanti Neves é um dos grandes baluartes da advocacia pernambucana, pela grande contribuição em defesa da classe e dos direitos humanos. Deixa um enorme vazio e, ao mesmo tempo, uma grande referência para todos nós".

REPERCUSSÃO

O Tribunal de Contas de Pernambuco divulgou nota lamentando o falecimento do advogado e ex-presidente da OAB-PE. Confira:

"O Tribunal de Contas de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento do advogado e ex-presidente da OAB-PE, José Cavalcanti Neves, avô do nosso querido e estimado colega de Conselho, Carlos Neves.

José Neves deixou um importante legado e será lembrado como um dos grandes nomes que atuaram na defesa da advocacia e dos direitos humanos no país.

Em nome de todos que fazem essa Instituição, minha solidariedade e um abraço afetuoso a cada um dos membros da família.

Conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior
Presidente do TCE-PE"

Fernando Ribeiro Lins, presidente eleito da OAB-PE, divulgou nota de pesar. Veja na íntegra:

"Aos 100 anos, nos deixou na noite desta sexta (19) doutor José Cavalcanti Neves. Registro aqui o meu profundo pesar e a minha solidariedade aos familiares e amigos.

Ex-presidente da OAB-PE, doutor José Neves foi o único pernambucano a presidir o Conselho Federal da OAB. Lutou pelo fim das violências praticadas contra advogadas e advogados no exercício da profissão, pelo restabelecimento da garantia legal do habeas corpus e pelo restabelecimento das garantias do Poder Judiciário na década de 70."

Bruno Baptista, presidente da OAB-PE, também se manifestou:

"Pernambuco e o Brasil perderam o grande José Cavalcanti Neves, aos 100 anos de idade, único pernambucano a presidir o Conselho Federal da OAB (1971/1973) e Presidente da nossa Seccional por 17 anos e 10 meses entre 1953 e 1971.

Dr. Neves se vai, deixando uma lacuna, mas fica o seu legado de defensor intransigente da advocacia e dos direitos do cidadão.

A OAB-PE decreta luto oficial e a advocacia pernambucana externa os seus sentimentos à toda a família enlutada."

Carlos Neves, conselheiro do TCE-PE e neto de José Cavalcanti Neves, também divulgou texto através das redes sociais, externando luto e enaltecendo as boas lembranças do avô:

"Hoje, Vovô Neves nos deixou, após 100 anos de vida. Um grande líder da advocacia Nacional, guardião dos direitos humanos, homem de coragem cívica reconhecida, respeitado pela sua honra e retidão, foi o único pernambucano a chegar à presidência da OAB Nacional, condecorado com a Medalha Ruy Barbosa e hoje dar o nome à medalha de mérito da OAB-PE.
Vovô Neves muito me incentivou a seguir no Direito, mas a grande inspiração foi ver que um homem dedicado à vida pública era também um marido e um pai de família afável, e mais ainda uma avô super carinhoso (e olhe que somos muitos).
Vai Vô, vai encontrar a tua Célia. Que Deus o receba de braços abertos.
Hoje somos engenheiros de obra pronta, mas que temos que cuidar, pois preço da liberdade é a eterna vigilância."

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara,  também lamentou a morte do advogado:

"O Brasil perdeu nesta sexta-feira, um dos expoentes do mundo jurídico nacional. Faleceu aos 100 anos, o advogado José Cavalcanti Neves, ex-presidente do Conselho Federal da OAB nacional e da OAB-PE.

Nos anos 70, Dr. José Neves foi um defensor intransigente dos direitos humanos e da democracia, mesmo em meio à ditadura militar. Quero expressar meus sentimentos a toda sua família, amigos e admiradores".

Felipe Santa Cruz, presidente nacional da OAB, divulgou o seguinte texto:

"Comunicamos o falecimento do Dr. José Cavalcanti Neves, eterno presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados. Nossa entidade está de luto pelo admirado guerreiro das liberdades e dos direitos humanos".


Comentários

Últimas notícias