MOBILIDADE

Com obras ainda inacabadas, falta de Corredor Norte-Sul na PE-15 continua a castigar a população

Equipamento deveria ter sido entregue para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, mas até hoje segue inacabado. Enquanto isso, pedestres, ciclistas e motoristas seguem sofrendo com os problemas reportados ano após ano na PE-15

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Katarina Moraes

Publicado em 22/11/2021 às 6:00 | Atualizado em 23/11/2021 às 13:18
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Morador da região, o comerciante José Severino da Silva, de 51 anos, seria um dos beneficiados com o Corredor Norte-Sul, que deveria estar pronto ainda para a Copa do Mundo de 2014, mas até hoje segue inacabado. "Pego ônibus quando preciso resolver algum problema no Recife, e à noite eles demoram a chegar, porque fica tudo congestionado", disse. Situado na PE-15, o equipamento foi uma das 1.754 obras públicas de Pernambuco pontuadas como paralisadas ou com fortes indícios de paralisação segundo levantamento divulgado na última semana pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

Enquanto isso, as estações de BRT da PE-15, onde o corredor deveria funcionar, seguem desativadas. - umas mais degradadas que as outras, como é o caso da que fica em frente ao Paulista North Way Shopping, a que está em pior estado, completamente fechada. E as faixas exclusivas para ônibus não só não estão sinalizadas, como não são respeitadas, atrapalhando a passagem de 48 linhas de ônibus e 364 coletivos todos os dias, só no trecho entre o trecho do viaduto do Giradouro até o Terminal Integrado Abreu e Lima, de acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Uma das estações de BRT desativada na PE-15 - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
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Uma das estações de BRT desativada na PE-15 - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Também inserido no pacote de obras do Norte-Sul, o Canal da Malária, próximo ao Fórum de Olinda, que deveria ter sido entregue em 2018, segue em obras, com previsão de término para o final de abril de 2022*, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh-PE). No serviço, estão sendo investidos aproximadamente R$ 800 mil.

Por nota, o Grande Recife informou que as Estações de BRT do Corredor Norte/Sul passam por processos de requalificação após atos de vandalismo e depredação. "A Estação de BRT Kennedy terá sua operação retomada até o fim deste mês de novembro e estão em fase final de serviços as Estações Matias de Albuquerque, Bultrins, Jupirá e José de Alencar. Após a retomada da operação nestas quatro, é que teria início a requalificação em um novo bloco de Estações deste Corredor.

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Buracos, mato alto e falta de sinalização, são alguns dos problemas enfrentados na PE-15 - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
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Buracos, mato alto e falta de sinalização, são alguns dos problemas enfrentados na PE-15 - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Já a Seduh disse que a Estação BRT Paulista está com o "projeto das obras do entorno concluído e no próximo dia 26 de novembro será lançado o edital de licitação para contratação da empresa que ficará responsável pelo serviço". A previsão dada foi de que os trabalhos tenham início na segunda quinzena de março de 2022, sendo concluídos no segundo semestre de 2022. Nestas obras do entorno (pavimentação, drenagem, sinalização e acessibilidade), o Governo de Pernambuco investirá cerca de R$ 1 milhão.

Mais problemas, novas promessas

A falta de conclusão no Corredor Norte-Sul é apenas o começo da lista de mazelas da PE-15. “Sempre notei que aqui precisava de mais atenção. É [uma avenida] muito perigosa”, contou o autônomo Marcelo Barbosa da Silva, 51, morador de uma rua transversal à PE-15. Ele disse usar o carro como principal meio de transporte não por preferência, mas pela falta de opção - porque considera que, na via, esta é a forma mais segura de transitar. Mas a percepção do olindense já deveria ter mudado: isso porque estava prometido para outubro o início das obras de requalificação que tornariam a via mais humanizada.

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Marcelo Barbosa, 51, considera a PE-15 uma via "perigosa" - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Em abril, a Secretaria de Infraestrutura disse à coluna Mobilidade que as obras começariam em outubro deste ano e acabariam, em média, em 12 meses. Quase um mês do fim do prazo, não começaram. Agora, a Seduh esticou o prazo, e informou que o projeto está em "fase final de elaboração, com previsão de entrega para o mês de dezembro". "Após esta etapa, será publicado o edital para contratação das intervenções, que devem começar no primeiro semestre de 2022", garantiu. O investimento previsto é de R$ 22 milhões, com recursos provenientes do Governo do Estado.

As queixas de quem depende da avenida vão desde o excesso de buracos sobre o serviço de recapeamento até a falta de acessibilidade e de equipamentos que garantam a segurança no trânsito. “Um dia desses eu ia batendo em um motoqueiro ao livrar o carro do buraco”, contou Marcelo, que revelou que, caso uma ciclovia fosse reintegrada na PE-15, como um dia já foi, optaria por se deslocar de bicicleta. “Eu tenho até uma em casa e não saio porque não tem ciclovia, e acho perigoso. Mas se tivesse eu andaria muito mais de bicicleta que de carro, até porque eu trabalho perto.”

Matheus Gomes, 20, assina embaixo da reclamação. Em vez de andar pelo local que já foi uma ciclovia - mas que hoje não sinaliza ser uma e é ocupada, em grande parte, por carros estacionados - ele escolhe a pista. “Eu não tenho costume de usá-la porque ela é muito esburacada e muito perigosa para quem anda de bicicleta. Eu prefiro andar pela pista, mesmo correndo risco. Uso bicicleta o dia inteiro, e se tivesse uma ciclovia boa seria muito melhor, além de ajudar também quem dirige, porque a gente acaba atrapalhando”, afirmou.

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O ciclista Matheus Gomes denuncia que a ciclovia da PE-15 é inutilizável - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Para os pedestres, o perigo é ainda maior. São poucas as passarelas instaladas na avenida, além da maioria das faixas de pedestres estarem apagadas, como em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Gregório Lourenço Bezerra, em Olinda. “Eu me locomovo a pé, e a passarela ajuda, apesar de à noite ser muito escuro e esquisito; um prato cheio para os bandidos. Por isso mesmo tendo a passarela muita gente prefere não usar e se arriscar pelos carros. Onde não tem, é muito perigoso atravessar”, pontuou o comerciante Pedro Félix, 55, que há mais de 20 anos tem um comércio em frente à via.

Os problemas também são de manutenção. Em certos locais da via, o mato é tão alto que passa da cintura. Algumas paradas de ônibus também estão depredadas, assim como as placas de sinalização de trânsito. As calçadas colecionam buracos, quase impossibilitando o uso por pessoas com deficiência. Já em Paulista, há um trecho sem divisão entre a faixa de veículos e um córrego. Nos períodos de chuva, a população sofre com os alagamentos. “Na chuva, alaga no ponto do viaduto na entrada de Ouro Preto e em Tabajara e não passa ninguém”, contou o comerciante Flávio Bione, 39.

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Placa de sinalização desgastada na PE-15 - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Por nota, a Seinfra, por meio do DER, disse realizar "periodicamente ações de manutenção, que contemplam capinação, limpeza no sistema de drenagem e recuperação asfáltica". E que, sobre a sinalização, em dezembro será realizado um reforço na via com pintura de eixo e faixas de pedestres.

O projeto

Os serviços de requalificação para a PE-15 seriam feitos, segundo a secretária Fernandha Batista, entre a Estação de BRT Complexo de Salgadinho, em Olinda, próximo à divisa com o Recife, e o Terminal Abreu e Lima, na bifurcação com a BR-101, em Paulista. O projeto inclui serviços de recuperação do pavimento, como do corredor de ônibus e BRT, implantação de ciclovia, urbanização das áreas sob os três viadutos construídos no trecho (Complexo de Salgadinho, Bultrins e Ouro Preto), construção de calçadas, adequação de acessibilidade e segurança viária para os pedestres, nova iluminação em LED e modernização semafórica.

PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DA PE-15:

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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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PEDESTRES Secretaria Estadual de Infraestrutura promete adequação de acessibilidade e segurança viária para quem caminha na rodovia - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO
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Perspectivas da requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife - DIVULGAÇÃO

*Anteriormente, a Seduh-PE havia informado que o prazo para término das obras no Canal da Malária seria abril de 2021. No entanto, disse ter errado a redação da nota e corrigiu a data, afirmando que é para abril de 2022. 

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