PRECAUÇÃO

Paulista cancela festas de réveillon e Carnaval 2022

Decisão está diretamente ligada aos casos da variante ômicron

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 03/12/2021 às 20:57 | Atualizado em 03/12/2021 às 21:17
Notícia
X

A Prefeitura de Paulista decidiu seguir as medidas adotadas por cidades como Petrolina e cancelou as festas de rua do réveillon e Carnaval 2022. A decisão tomada pelo prefeito Yves Ribeiro, na quinta-feira (2), está diretamente ligada aos casos da variante ômicron, que já se encontra no Brasil. Para valorizar a cultura local e manter as recomendações para evitar o contágio, a prefeitura do município optou por promover lives com os artistas das festividades nessas datas. A Prefeitura do Recife cancelou os tradicionais shows de réveillon nas orlas da cidade.

Nesta sexta-feira (3), o Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomendou a proibição de festividades de final de ano e do Carnaval nos nove estados da região, por temer o surgimento de uma nova onda da covid-19. O colegiado técnico também solicitou que os governantes adotem medidas para intensificar a vacinação contra o coronavírus e mantenham a obrigatoriedade do uso de máscara.

O prefeito de Paulista reforçou o pedido para que a população não pare de usar máscara e cumpra o esquema vacinal contra a covid-19. "Cuidar da saúde é um ato de amor. Precisamos proteger o nosso povo. Paulista está bem adiantada na imunização contra a covid-19 e, assim, lançamos até o Expresso Vacina para ir aos lugares de difícil acesso", acrescentou Yves.

Vacinação contra covid-19 em Paulista

O Plano de Imunização de Paulista contempla o público a partir de 12 anos, de acordo com o critério idade. Em relação à dose de reforço está sendo aplicada no público a partir de 18 anos que recebeu a segunda aplicação há no mínimo cinco meses.

O intervalo mínimo para o público a partir de 55 anos e trabalhadores da saúde permanece de 4 meses. Já os imunossuprimidos, o prazo continua sendo de 28 dias.

Para receber a primeira dose, é preciso portar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Para a segunda e terceira, devem ser levados o cartão de vacinação e um documento de identificação com foto.

Além do público geral a partir de 12 anos, podem ser vacinados os seguintes grupos: pessoas com comorbidades (a partir dos 18 anos); gestantes (a partir dos 18 anos); puérperas com até 45 dias (a partir dos 18 anos); caminhoneiros; profissionais da saúde; profissionais da educação; profissionais de educação física; trabalhadores industriais; trabalhadores da limpeza urbana e resíduos sólidos; aquaviários; forças armadas; forças de salvamento; seguranças; trabalhadores dos correios e bancários.

As pessoas que estiverem no grupo de comorbidades devem levar o laudo médico e o registro do CID no dia e hora marcados. Os profissionais que serão vacinados em razão da atividade profissional que exercem deverão comprovar vínculo empregatício. Além disso, precisam atuar no município do Paulista.

Tags

Autor