Em junho de 2022, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, vai completar 75 anos. Pelas regras da Igreja Católica, em decreto publicado pelo Papa Francisco em fevereiro de 2018, os bispos que alcançarem esta idade limite precisam apresentar uma carta de renúncia. O pedido será analisado pelo Papa e não está descartada a possibilidade de permanência no cargo após a análise. Diante da regra, talvez essa fosse a última celebração de Saburido na festa de Nossa Senhora da Conceição, mas provavelmente não será.
Ele explica que a análise do processo de renúncia leva um tempo e ele poderá permanecer no cargo enquanto os trâmites se desenrolam. "A renúncia não sai de imediato, porque tem que esperar a nomeação do sucessor", conta dom Fernando. Ele informa que o processo que culmina com a renúncia deve levar cerca de um ano depois do pedido.
Enquanto a despedida não chega, Dom Fernando segue seu trabalho na arquidiocese e comemora a volta da Festa do Morro. "A festa de Nossa Senhora da Conceição é de grande expressão e as limitações por conta da pandemia deixou o povo muito entristecido. Este ano, as pessoas estão extravasadas de alegria porque voltou a ter uma participação mais intensa", afirma.
Dom Fernando foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife em julho de 2009 e assumiu o cargo em agosto do mesmo ano. É o oitavo arcebispo da arquidiocese.
Comentários