DESEMBARQUE

PF resgata criança em Pernambuco vítima de sequestro internacional interparental

Segundo a Polícia Federal, o menino foi trazido da Suíça para o Brasil por sua mãe, que é brasileira, contra a vontade do pai

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 16/12/2021 às 23:48 | Atualizado em 17/12/2021 às 15:36
Notícia
X

A Polícia Federal (PF), junto à Interpol, promoveu o embarque de um menor de cinco anos de idade vítima de sequestro internacional interparental no Aeroporto Internacional dos Guararapes na manhã da última quarta-feira (14). A criança chegou à Zurique (Suíça), onde mora seu pai, nessa quinta-feira (15). O procedimento foi determinado pela Vara da Infância e da Juventude de Jaboatão dos Guararapes.

Sequestro

O menor foi trazido da Suíça para o Brasil por sua mãe, contra a vontade do pai. O caso se trata de sequestro internacional interparental de menor. A genitora e o menino foram anunciados como desaparecidos pela autoridade local de proteção à criança do país em 4 de agosto.

A mãe, brasileira de 43 anos, tinha visto de residência na Suíça. Já o menor nasceu na cidade suíça. A mãe deixou o país sem avisar as autoridades locais, desobedecendo a lei local levando as autoridades a suspeitar que ela poderia expor seu filho a situação de vulnerabilidade por ter apenas 5 anos, e se ausentar de sua residência habitual para outro país.

Mediante solicitação da Polícia Cantonal de Solothurn na Suíça para a Coordenação Geral de Cooperação Internacional da PF em Brasília, o caso foi repassado para Representação Regional da Interpol em Pernambuco no dia 1º de setembro, quando foi dado início às investigações para localização do menor, haja vista que sua mãe possuía parentes em Pernambuco.

No dia 6 de setembro, descobriu-se que a mulher havia voltado para a Suíça, onde foi abordada pela Polícia Judiciária de Portugal no Aeroporto de Lisboa. Ela informou ter deixado seu filho menor com a avó materna e que teria se ausentado do Brasil com o objetivo de tentar renovar o passaporte da criança e resolver questões pessoais com o ex-marido. Depois de várias ações a criança finalmente foi encontrada na residência da tia em Candeias, Jaboatão dos Guararapes.

Após várias tratativas para viabilizar o retorno da criança, a Vara da Infância e da Juventude de Jaboatão dos Guararapes expediu, em 10 de dezembro, o alvará de viagem e determinou a volta da criança para a Suíça de posse de seu passaporte alemão, acompanhado do seu primo brasileiro.

Tags

Autor