TEMPERATURA

Sol, calor ou chuva? O que esperar para o começo do verão 2021/2022

Especialistas explicam os fenômenos de chuva e calor que têm acontecido em Pernambuco, próximo ao início do verão

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 21/12/2021 às 13:06 | Atualizado em 21/12/2021 às 13:06
Notícia
X

Nesta terça-feira (21), às 13h, começa oficialmente o verão no Hemisfério Sul. A data, conhecida como solstício de verão, marca a transição entre a primavera e a estação mais quente do ano. Mais conhecido pelos dias ensolarados e bastante calor, a estação acontece devido ao movimento da Terra, que nesta época do ano se alinha com o Sol, de forma que o astro fique exatamente em cima do Trópico de Capricórnio.

Vai chover no verão?

Mesmo com as características solares do período, os dias que antecedem a estação foram marcados por chuvas. Segundo Thiago Vale, meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), o oceano Pacífico está mais frio que o normal e também o Atlântico tropical está mais quente, ambas as condições favorecem mais precipitações para as regiões do Semiárido e Litoral pernambucano.

“O clima de Pernambuco é altamente sensível às condições oceânicas do Pacífico e Atlântico. Todos esses sistemas devem influenciar mais o Sertão do que o Litoral, com uma maior quantidade de chuva”, disse o meteorologista.

De acordo com o geólogo Lucivânio Jatobá, em entrevista ao programa “Passando a Limpo'', da Rádio Jornal, é bastante comum que nos municípios de Pesqueira, Arcoverde e Petrolina, as precipitações mais intensas sejam acompanhadas de relâmpagos e trovões. “Esse é um tipo especial de chuva, a convectiva. Na Zona da Mata, só temos trovoadas em março ou fevereiro, mas não com frequência. Eu creio que este ano teremos muito mais trovão no Agreste e no Sertão”, enfatizou.

As chuvas vão diminuir o calor?

O calor e uma sensação de abafado também têm sido bastante relatados pelos cidadãos, sobretudo na Região Metropolitana do Recife. O fenômeno pode perdurar por alguns dias do próximo trimestre, conforme explica o geólogo.

“Nessas últimas semanas temos mais umidade na cidade do Recife, devido a presença de mais nuvens. Isso faz com que um efeito estufa em miniatura aconteça na região. Isso se soma à atividade solar, o que deve piorar o calor”, afirmou Lucivânio Jatobá.

Ainda de acordo com o especialista Thiago do Vale, associadas a influência dos oceanos e a maior quantidade de chuva, a temperatura deve ficar mais amenas do que na época da primavera. “No litoral as temperaturas continuam girando em torno dos 30ºC, mas nos dias de chuvas devem cair devido a presença de mais nebulosidades”, relatou.

Tags

Autor