ano novo

Ano Novo: Recife terá queima de fogos em mais de nove pontos

Esse ano, os artefatos pirotécnicos também serão sem estampido, ou seja, não irão provocar poluição sonora quando estourados

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 27/12/2021 às 12:11 | Atualizado em 27/12/2021 às 18:45
Notícia
X

A virada do ano no Recife será celebrada com um show de luzes e cores que poderá ser visto em diversos pontos da capital. Além da tradicional queima de fogos de artifício na Orla, a prefeitura organizou nove pontos estratégicos, espalhados por diferentes bairros, para também receber a festa no céu. 

Os locais escolhidos foram os bairros do Ibura, Jardim São Paulo, Lagoa do Araçá e Morro da Conceição. Nestes pontos, serão três minutos de espetáculo para receber 2022. Além de iluminar a noite, a gestão também dará destaque ao trecho do Rio Capibaribe, às margens do Cais da Aurora. O espelho d'água se transformará em tela para um vídeo exibido em homenagem à virada.

Já na Orla, a performance pirotécnica terá 17 minutos de duração. Os principais pontos serão no Pina, Segundo Jardim e também na altura do edifício Acaiaca. O Parque Dona Lindu será outro palco para a celebração. Lá, o espetáculo de cores está planejado para durar cinco minutos e será acompanhado por um jogo de luzes, que serão exibidas a partir do uso de laser.

Fogos sem estampido

Uma novidade técnica na comemoração também pretende deixar o momento mais inclusivo para todos, respeitando o decreto municipal que proíbe a utilização de artefatos e fogos de artifício que provoquem poluição sonora. A celebração acontecerá sem provocar ruídos estrondosos, ou seja, os fogos utilizados serão sem estampido, evitando o forte barulho provocado quando eles são estourados no céu.

A decisão não só segue regras para a redução da poluição sonora como também permite que aqueles que sofrem com barulhos altos, como pessoas que fazem parte do espectro autista, por exemplo, possam aproveitar a ocasião. 

Além dos efeitos visuais no céu, os pontos da cidade que foram selecionados também receberão um carro de som responsável por tocar música no momento da chegada do Ano Novo.

Shows organizados pela Prefeitura estão cancelados

Ainda em Novembro o prefeito João Campos (PSB) anunciou que a prefeitura do Recife não iria realizar os tradicionais shows da virada do ano na capital pernambucana. A declaração, porém, não estabeleceu a proibição das festas privadas durante a chegada do ano novo na cidade.

“Hora nenhuma, nós anunciamos que o Recife faria uma festa de réveillon. Não haverá shows promovidos pela prefeitura do Recife no réveillon da cidade. Desta forma, não teremos eventos como sempre acontecem na Orla de Boa Viagem, no Polo Pina, que são as principais praias do Recife”, afirmou o socialista durante entrevista à GloboNews.

Para a atual gestão, o cenário da pandemia também foi levado em consideração para a tomada de decisões a respeito da realização dos shows. O surgimento da nova variante se tornou um fator que cobrou uma maior responsabilidade e cautela do poder público.

“Entendendo que vivemos um momento no qual aparece uma nova variante, de muitas incertezas em torno dela. Nós temos avançado muito na vacinação, mas o momento ainda não chegou de promover um encontro de tal tamanho. Então vamos manter a queima de fogos, de forma descentralizada, mas não vamos promover shows pela Prefeitura do Recife na orla de Boa Viagem”, esclareceu o prefeito. 


Tags

Autor