PANDEMIA

Noronha volta a exigir testagem

A comprovação do exame e máscara se juntam à obrigatoriedade da apresentação da carteira digital de vacinação

JC
JC
Publicado em 06/01/2022 às 11:22
HERMÍNIO OLIVEIRA/AGÊNCIA BRASIL
CUIDADO Obrigatoriedade do uso da máscara também retorna - FOTO: HERMÍNIO OLIVEIRA/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

A entrada no Arquipélago de Fernando de Noronha volta a estar condicionada à apresentação, além do comprovante de vacinação, de teste RT-PCR negativo realizado no máximo 48h antes do embarque. A medida, segundo a gestão da ilha, visa trazer uma maior segurança para moradores e turistas e foi anunciada ontem, mesmo dia em que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), confirmou ter testado positivo para a covid-19 após estar em Noronha. Outra medida que volta a valer na ilha é a obrigatoriedade do uso da máscara, que estava liberada em espaços públicos ao ar livre.

A comprovação do exame se junta à obrigatoriedade da apresentação da carteira digital de vacinação, com duas doses de qualquer um dos imunizantes aprovados pela OMS, inclusive o da Janssen. O reforço no protocolo passa a valer a partir do próximo dia 13 de janeiro.

Para crianças de 7 a 11 anos, que ainda estão fora do esquema vacinal, basta a apresentação do RT-PCR, realizado no máximo 48h (dois dias) antes do embarque. Crianças de 0 a 6 anos não precisam apresentar exame.

TESTAGEM

No Recife, a prefeitura disponibilizou dois novos locais fixos para testagem de influenza e covid-19. Um está no Parque da Macaxeira, Zona Norte da cidade, e outro fica no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, Zona Oeste. Além disso, há testagem gratuita em oito Unidades Provisórias Covid (UPC) e em ações itinerantes.

Até agora, o município confirmou 2.451 casos de influenza H3N2, com 17 óbitos. A vacinação contra a gripe foi intensificada e, atualmente, além das 150 salas de imunização, a vacina passou a ser disponibilizada também em cinco shoppings da capital e em ações itinerantes. Já foram aplicadas mais de 525 mil doses da vacina contra gripe na capital.

O reforço ao atendimento de srag é feito nas Unidades Provisórias Covid (UPC) e nos Serviços de Pronto Atendimento (SPA). As UPCs funcionam na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, Casa Amarela; na Upinha Vila Arraes, Várzea; no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; na Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; na Policlínica Arnaldo Marques, na Cohab.

Já os SPAs estão localizados na Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados; Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques, no Ibura; Policlínica e Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela; Hospital Helena Moura, na Tamarineira.

Matéria de origem

Comentários

Últimas notícias