PANDEMIA

A três semanas para o Carnaval e com avanço da pandemia de covid-19, prefeitura de Olinda realiza fiscalização para evitar prévias

Depois de uma prévia realizada nos Quatro Cantos, no último dia 30, gestão proibiu som mecânico e música ao vivo nos finais de semana. No primeiro dia de fiscalização, neste sábado (05), só uma festa foi interrompida

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 06/02/2022 às 15:32 | Atualizado em 06/02/2022 às 15:38
Notícia
X

Faltando exatos 20 dias para o Carnaval - o Sábado de Zé Pereira será em 26 de fevereiro - ruas e ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, no Grande Recife, não devem ter, neste domingo (06), o burburinho tão comum de prévias antes do Reinado de Momo. Com a pandemia de covid-19 e o aumento de casos provocados pela variante ômicron, a prefeitura proibiu música ao vivo e uso de equipamentos de som mecânico e eletrônico na Cidade Alta durante os fins de semana.

A decisão foi tomada depois que uma grande quantidade de pessoas se aglomerou nos Quatro Cantos, no último domingo (30), cantando frevo. O vídeo viralizou nas redes sociais e provocou muitas críticas pois não houve respeito às regras sanitárias para conter a contaminação do coronavírus.

A prefeitura realizou, no último sábado (05) à noite, rondas pelo Sítio Histórico. A força-tarefa para garantir o cumprimento do decreto municipal será realizada novamente neste domingo. No primeiro dia da ação, segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, só houve uma ocorrência no Quatro Cantos. Era uma festa de casamento.

A Guarda Municipal, Polícia Militar e servidores das secretarias de Controle Urbano e Cultura mandaram parar com a festa no local. Nada foi apreendido.

Neste domingo, as equipes voltarão a circular pela Cidade Alta, a partir das 17h, partindo do Varadouro, até meia-noite. Cerca de 60 servidores municipais estarão envolvidos na fiscalização, que conta também com Vigilância Sanitária e agentes de Trânsito.

DECRETO

A Prefeitura de Olinda emitiu um decreto quinta-feira (03) passada, proibindo a realização de apresentações de música ao vivo e a utilização de equipamentos de som mecânico e eletrônico no Sítio Histórico nos fins de semana. A decisão vale para estabelecimentos comerciais, em especial nos bares e restaurantes, nas ruas e áreas externas de residências.

O Governo de Pernambuco ainda não se pronunciou se manterá os feriados de Carnaval. O comitê científico do Consórcio Nordeste, formado pelos governadores dos noves Estados da região, emitiu recomendação para cancelamento da festa. Há expectativa de que o governo pernambucano anuncie nesta segunda-feira (07) mais medidas restritivas para conter o avanço da covid-19. 

Tags

Autor