VACINAÇÃO

Parquinho da Vacina imuniza crianças contra a covid-19 nos bairros de Torrões e Santa Luzia neste fim de semana

No primeiro dia da ação, vacinação superou as expectativas e chegou à marca de 642 crianças vacinadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 12/02/2022 às 10:01
Notícia
X

A Prefeitura do Recife realiza, neste sábado (12), o segundo dia do Parquinho da Vacina, ação itinerante para vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19, com um mini parque de diversões para atrair os pequenos. Neste sábado (12), o Parquinho da Vacina vai estar na Creche Municipal Esperança, nos Torrões e, no domingo (13), na Escola de Referência em Ensino Fundamental Caic Creusa Barreto Dornelas Câmara, em Santa Luzia. A expectativa da Secretaria de Saúde municipal é vacinar pelo menos 500 crianças em cada dia de ação, que acontece sempre das 8h às 16h. Mas no primeiro dia (11) da ação, a vacinação superou as expectativas e chegou à marca de 642 crianças vacinadas. Nessa sexta-feira (11), o parquinho foi armado na Escola Municipal Casarão do Barbalho, no bairro da Iputinga.

ESTRATÉGIA

Com atrações como brinquedo inflável, jogo de futebol, pipoca e outros atrativos, a ideia é acelerar o ritmo da vacinação contra covid-19 das crianças na cidade, levando diversão para este público e facilitando a rotina dos pais ou responsáveis que, por diversos motivos, ainda não puderam levar os filhos aos centros de vacinação exclusivos para as meninas e meninos.

A imunização infantil no Recife teve início no dia 15 de janeiro e, segundo a Prefeitura do Recife, até o momento, foram vacinadas contra a covid-19 um total de 37.274 crianças entre cinco e 11 anos, o que representa 23,36% de cobertura vacinal. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 159.558 crianças nessa faixa etária.

Todas as localidades que receberão as ações serão escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Durante as atividades, as equipes da Secretaria de Saúde do município realizarão o cadastro das crianças no Conecta Recife e farão a aplicação da dose na mesma hora, sem necessidade de agendamento.

DOCUMENTAÇÃO

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação ou responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal. Caso não possua este último, ou o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e com os documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

As crianças poderão receber a vacina Coronavac (somente aquelas a partir dos seis anos) ou a do fabricante Pfizer, que foi criada especificamente para o público infantil. As seringas são menores e específicas para essa faixa etária. A vacinação das crianças deve cumprir um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais vacinas do calendário de imunização do público infantil.

 

Tags

Autor