CULTURA DE PAZ

João Campos promete construção de quatro novos Compaz no Recife

Dois dos equipamentos estarão localizados nos bairros do Pina e Ibura, Zona Sul, e os outros dois no Totó e na Várzea, Zona Oeste

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 10/03/2022 às 22:11 | Atualizado em 14/03/2022 às 18:40
Notícia
X

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou, na noite desta quinta-feira (10), a construção de mais quatro unidades do Centro Comunitário da Paz (Compaz). Dois dos equipamentos estarão localizados na Zona Sul, nos bairros do Pina e Ibura, e os outros dois na Zona Oeste, no Totó e na Várzea.

"No dia 31 de março, vamos lançar a licitação do Compaz do Ibura. O processo licitatório terminando, temos obra acontecendo este ano. Também está sendo executado o projeto executivo do Compaz do Pina, no terreno do antigo Aeroclube. Além desses, o Compaz da Várzea será construído, e o maior de todos, com mais de 30 mil m² de área construída e R$ 60 milhões, o Compaz Bidu Krause ficará na Avenida Liberdade, no Totó", disse o prefeito, durante o lançamento do livro "Conexão Recife Medelín Compaz", do secretário de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, Murilo Cavalcanti.

A construção do Compaz do Ibura, na Rua Ladeira da Cohab, já havia sido prometida em novembro de 2020 pelo então prefeito Geraldo Julio. Na época, foi dito que o novo Compaz receberia o nome de Paulo Freire, educador recifense, e teria biblioteca, dojô para artes marciais, auditório, Procon, sala da mulher, sala de audiências, sala de mediação de conflitos, copa, oficina profissionalizante, guarita, vestuário, entre outros espaços.

A criação dos Compaz surgiu como proposta alternativa para conter o crescimento dos índices de violência na cidade. A promessa era de entregar cinco Compaz ainda no primeiro mandato de Geraldo Julio. Mas só quatro foram entregues, ao final de oito anos.

O Recife conta hoje com o Compaz Dom Helder Camara, aberto em 2020, no Coque; o Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, inaugurado em 2016; o Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, inaugurado em 2017; e com o Compaz Miguel Arraes (Caxangá), inaugurado em 2019.

 

Tags

Autor