Previsão do tempo no Grande Recife: Apac alerta para mais chuva
As chuvas já deixaram duas pessoas mortas e deslizamentos em pelo menos uma dezena de barreiras
Atualizada às 18h24
As fortes chuvas que atingem Pernambuco e, principalmente, a Região Metropolitana do Recife desde a noite de segunda-feira (21) devem continuar até esta quarta-feira (23). E com relativa intensidade.
Por volta das 18h, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o aviso meteorológico para o Grande Recife e Zona da Mata Sul.
"As chuvas deverão ocorrer principalmente durante a noite de desta terça (22) e a madrugada de quarta-feira (23) de forma isolada com intensidade moderada nas regiões da Mata Sul e Metropolitana do Recife. O sistema meteorológico que está provocando as chuvas está diminuindo e por esse motivo, o aviso meteorológico também diminui a intensidade de estado de atenção para estado de observação", explicou a agência.
As chuvas já deixaram duas pessoas mortas e deslizamentos em pelo menos uma dezena de barreiras.
Madrugada de muitas chuvas no Recife e Região Metropolitana
“As chuvas vão continuar, hora intensas, hora tranquilas. E entrarão pela madrugada. Deve chover toda a noite e madrugada. E amanhã (quarta) também. A previsão para amanhã já é de chuvas moderadas, o que poderá ser potencializado no fim do dia. Mas também com momentos de maior intensidade e outros de menor”, explicou Maria Aparecida Fernandes, meteorologista da Apac.
A meteorologista explica que a situação de precipitações no Estado - em algumas regiões mais do que em outras, é importante destacar - está em alerta intermediário. Poderia ser pior, por exemplo.
“Nossos dois últimos alertas foram laranjas, ou seja, nível intermediário. Significa que são chuvas acima de 50 mm. O mais grave é o vermelho, com possibilidade de precipitações acima de 100 mm”, diz.
O alerta amarelo prevê chuvas acima de 30 mm.
CONFIRA A PREVISÃO POR REGIÕES PARA ESTA QUARTA (23):
RMR - Chuva moderada e isolada
MATA SUL - Chuva moderada e isolada
MATA NORTE - Chuva moderada e isolada
AGRESTE - Chuva moderada e isolada
SERTÃO PAJEÚ, MOXOTÓ E CENTRAL - Chuvas Fracas a moderada de forma isolada
SERTÃO DE SÃO FRANCISCO - Chuvas Fracas de forma isolada
ONDE MAIS CHOVEU NO GRANDE RECIFE
Segundo a Apac, o bairro de Vila da Fábrica, em Camaragibe, no Grande Recife, foi onde mais choveu nas últimas 24 horas. Foram 176,94 mm até as 17h.
A Rua dos Milagres, no bairro Capibaribe, em São Lourenço da Mata, foi a segunda localidade onde mais choveu. Nas últimas 24 horas, acumulou 145,60 mm de chuvas.
Pontos de alagamento travam trânsito nas principais vias do Recife
RECIFE
No Recife, o lugar que mais acumulou chuvas foi a estação experimental da UFRPE. Lá, foram registrados 145,17 mm de chuvas nas últimas 24 horas. O segundo lugar da capital onde mais choveu foi o Córrego do Jenipapo, na Zona Norte. Por lá, o acúmulo de água nas últimas 24 horas foi de 135,31 mm.
VEJA O RANKING DOS LUGARES DA RMR ONDE MAIS CHOVEU NAS ÚLTIMAS 24 HORAS
Vila da Fábrica (Camaragibe) - 176,94 mm
Rua dos Milagres (São Lourenço da Mata) - 145,60 mm
Estação Experimental UFRPE (Recife) - 145,17 mm
Córrego do Jenipapo (Recife) - 135,31 mm
Bairro dos Estados (Camaragibe) - 109,66 mm
Córrego do Jenipapo (Recife) - 135,31 mm
Morro da Conceição (Recife) - 131,26 mm
Bairro dos Estados (Camaragibe) - 130,36 mm
Alto do Mandu (Recife) - 125,62 mm
CHUVAS NO RECIFE IMPRESSIONAM
A capital pernambucana bateu recorde de chuvas mais uma vez. Em apenas 12h - das 17h da segunda-feira (21/3) às 5h da terça (22/3) -, choveu quase metade do que era historicamente previsto para o mês de março.
Os dados são da Defesa Civil do Recife. Em alguns pontos da cidade foram registrados 118,22 mm, quando a expectativa para este mês era de 247,30 mm.
Durante a noite, chegaram a ocorrer chuvas acima de 50mm em apenas uma hora, cerca de 20% do previsto para o mês. Antes desta noite, o mês inteiro havia registrado 168,7 mm de chuvas.
Nesse mesmo período, a Defesa Civil recebeu 27 chamados da população, entre solicitações de colocação de lonas e pedidos de vistorias. Nenhum caso de feridos ou mortos foi registrado até agora.
O impacto das águas foi grande também no trânsito. Pelo menos 21 semáforos apresentaram problemas. E até a publicação dessa matéria, apenas três das ocorrências tinham sido atendidas.
A grande maioria ainda estava em em atendimento. Ou seja, muitas retenções de trânsito deverão ser registradas pelos condutores que estão pela cidade, além das provocadas pelos alagamentos. Segundo a Prefeitura do Recife, um sinistro de trânsito com vítimas tinha sido registrado.
MARÉ ALTA NA VOLTA PARA CASA
Sob o aspecto da mobilidade, a preocupação é com a volta para casa porque a maré estará alta exatamente no fim desta terça-feira. A previsão é que chegue a 2,2 metros, passando a tarde e noite subindo.
As equipes estão de prontidão para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento acontece 24h por dia.
PRECIPITAÇÕES
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Camaragibe registrou o maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas, com 169mm. Já São Lourenço da Mata ficou em 146mm e o Recife registrou 123,34mm.
CAMARAGIBE
O município de Camaragibe, na Zona Oeste da Região Metropolitana do Recife, foi o que mais sofreu com as chuvas das últimas 12h. Na cidade - que já registrou uma morte devido às fortes precipitações -, choveu ainda mais do que no Recife: 170,44 milímetros de chuvas, equivalente a 75% do esperado para todo mês de março.
Nessas 12h, foram registrados dez deslizamentos de barreira, dois desabamentos de muros, duas quedas de árvores e uma queda de ponte, além de pontos de alagamento em toda a cidade.
A Defesa Civil de Camaragibe funciona 24h e os munícipes podem entrar em contato por meios dos números 2129-9564, 9.9945-3015 e 153.
JABOATÃO DOS GUARARAPES
Em Jaboatão dos Guararapes, também no Grande Recife, e uma das cidades que registra muitos problemas quando chove, a prefeitura garantiu que não houve incidentes. Pelo menos por enquanto.
Mas a ausência de problemas em Jaboatão pode ter sido porque a central telefônica da Defesa Civil do município está sem receber ligações. Segundo a prefeitura, devido a problemas técnicos da operadora OI, o número 08002812099 está fora do ar.
Por isso, outro número foi colocado à disposição da população para registrar ocorrências: 99195-6655.
GOVERNO DO ESTADO
Diante do acumulado de chuvas e da previsão de mais água, o governador Paulo Câmara fez um pronunciamento nas redes sociais pedindo à população que reside nas áreas de risco que se proteja e busque abrigo em locais seguros.
“Infelizmente, a previsão da Apac é de mais chuva forte nas próximas horas, e pedimos que a população, sobretudo quem mora nas áreas de risco, esteja atenta às orientações das prefeituras”, afirmou Paulo Câmara.
A Codecipe e o Corpo de Bombeiros estão atuando em parceria com as unidades da Defesa Civil dos municípios para minimizar os impactos e atender as pessoas desalojadas em Camaragibe e São Lourenço da Mata, duas cidades onde já foram registrados incidentes provocados pelas chuvas.