MOBILIDADE

Saiba como ficará a mobilidade do bairro do Ipsep após anúncio de conjunto de obras

A obra terá um investimento de R$ 36,3 milhões, com recursos de financiamento da Caixa/FGTS e contrapartida municipal de 25%

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 26/04/2022 às 22:58 | Atualizado em 26/04/2022 às 23:02
Notícia
X

O prefeito do Recife, João Campos, apresentou na noite desta terça-feira (26) um pacote de investimentos para a infraestrutura do bairro do Ipsep, na Zona Sul da Cidade. Como antecipou a colunista de mobilidade deste JC, Roberta Soares, a obra terá um investimento de R$ 36,3 milhões, com recursos de financiamento da Caixa/FGTS e contrapartida municipal de 25%. 

O projeto deve ser piloto para outras ações na mobilidade da Cidade. O intuito é requalificar as vias de circulação do Ipsep, com ações que serão voltadas não apenas para os carros, como também na distribuição de linhas de ônibus e na mobilidade ativa do bairro. O prazo de conclusão é de 20 meses.

"Esse é um sonho antigo, que a gente está tendo a oportunidade de transformar agora. Eu diria que um dos principais desafios que a gente tem na cidade é a questão da drenagem urbana e a mobilidade. Aqui é uma das áreas que apresenta o maior desafio de drenagem urbana sistêmica da cidade. Essa é a primeira obra desse grande pacote de infraestrutura; e acontece aqui no Ipsep. Essa é a primeira grande ação de muitas que virão. Então, a gente conseguiu pegar o projeto, atualizar e poder trazer algo que olha para diversas frentes", afirmou o prefeito João Campos.

Em seu discurso, o prefeito pontuou a questão do embutimento de fiação e a questão do transporte público no bairro. "Com essa ação, a gente vai inaugurar um novo ciclo de embutimento de fiação na cidade, começando aqui pelo Ipsep. Aqui a gente vai poder fazer a priorização do transporte público, incrementando a ligação de dois importantes corredores, a Avenida Mascarenhas de Morais e a Avenida Recife. Esses corredores estão entre os principais corredores de transporte da cidade. Essa obra também vai beneficiar não só quem mora aqui, mas toda a cidade. Exemplo de como a gente consegue numa obra ter um impacto local, mas ajudar todo o Recife", disse, sobre as Avenidas Mascarenhas de Morais e Recife.

Haverá um binário da Jean Emile Favre fará a ligação entre as duas vias, nos bairros da Imbiribeira e Ipsep. No sentido Ipsep, o binário terá início na Rua Itacari (continuação da Avenida General MacArthur) e seguirá pela Jean Emile Favre até a Avenida Recife. Em direção à Imbiribeira, o binário começa na Avenida Raimundo Diniz e irá pelas ruas Rio Maranhão e Pampulha, até a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes. Os dois pontilhões sobre o canal da Mauricéia serão alargados e a Rua Rio Maranhão será pavimentada.

O bairro vai contar com um novo ciclo viário composto por cinco grandes vias. as avenidas Jean Emile Favre e Raimundo Diniz e as ruas Rio Maranhão, Pampulha e Itacari terão intervenções na mobilidade urbana, tendo como prioridade o transporte público a partir da implantação de corredor exclusivo de ônibus. Haverá também a implantação de ciclofaixas e requalificação dos passeios públicos.

Alagamentos

Um dos grandes problemas do bairro em época de chuvas são os alagamentos. Como proposta de intervenção, o gestor municipal prometeu uma nova rede de drenagem para reduzir os alagamentos e melhorias na rede de abastecimento de água. Já o embutimento da rede de telecomunicações, a prefeitura afirma que vai diminuir a poluição visual.

Tags

Autor