incendio

Incêndio no Pina: moradores dependem de doações e abrigo na casa de familiares

Sem um teto, os moradores estão dependendo de doações de organizações e de moradias - igualmente irregulares - dos parentes

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 09/05/2022 às 15:13 | Atualizado em 09/05/2022 às 21:30
Notícia
X

Com informações da repórter Katarina Moraes

Em pouco tempo, a pescadora Janecleide Miranda, de 26 anos, viu o fogo que atingiu o barraco da sua mãe tomar também tomar conta da sua moradia. Ela faz parte das 30 famílias atingidas pelo incêndio na comunidade do Beco do Sururu, na Bacia do Pina, nessa sexta-feira (6). Sem um teto na capital mais desigual do país, a pescadora, assim como os moradores do local, estão dependendo de doações de organizações e de moradias - igualmente irregulares - dos parentes.

"Minha mãe perdeu tudo. A gente está na casa do meu irmão - eu, minha mãe e meu pai - , tudo na casa do meu irmão. Eu fui cadastrada (para receber auxílio). Minha família foi. Deram opção de abrigo em santo amaro, mas ninguém quis. Veio doação de roupas, aí a gente tá usando as doações", diz a pescadora, no local após o incidente.

Apesar da Defesa Civil, órgão que representa a Prefeitura do Recife na situação, ter comparecido, a moradora pede uma posição mais firme da gestão municipal. "Nem aqui eles deram as caras. A Defesa Civil, mas a prefeitura não veio aqui", conta Janecleide, que perdeu televisão, geladeira, cama, guarda-roupa e as próprias roupas. "Eles querem dar 3 meses. Esses 1,5 mil levantam o barraco, mas resolve o quê?", reclama do valor oferecido pela prefeitura.

O cabeleireiro Robson José, de 50 anos, morava na comunidade há 3 anos. Veio de Surubim para a Capital Pernambucana em busca de oportunidades. Desde o incêndio, está na casa da irmã, na comunidade do Bode, também no Pina. "A pessoa precisa de uma moradia digna, né? Porque nem todo mundo quer morar dentro da maré, cai celular, cai garfo, perde dinheiro. Mora porque precisa, não têm onde morar. Se eu tivesse onde morar, a gente não estava", revela.

Ele estima ser necessário, pelo menos, R$ 2,5 mil para os materiais de construção do barraco. E R$ 3 mil para a mão-de-obra. O dobro do oferecido pela Prefeitura do Recife em auxílio. "Morar aqui na Palafita é porque não têm para onde ir, porque se tivesse uma moradia digna jamais iria viver num barraco. Cai. O barraco balança quando a maré enche", conta o cabeleireiro, que ainda consegue trabalhar a domicílio nesses após o incidente.

LOCAIS QUE ESTÃO RECEBENDO DOAÇÕES

Mãos Solidárias: Armazém Do Campo

  • Avenida Martins de Barros, número 395 - Santo Antônio / Pix: 09.423.270.0001.80

Coletivo Pão e Tinta

  • Ponto de arrecadação de água mineral, alimentos, produtos de higiene, roupas, toalhas e roupas de cama/ Rua Vila Teimosa, 28 - Pina / Chave Pix email: [email protected]

Projetos Amigos do Pirrita

  • Bar Da Fava - Avenida Doutor Dirceu Veloso Toscano De Brito, número 14 - Pina.

Livroteca Brincante do Pina

  • Arrecadação de roupas, alimentos, remédios e água mineral /Rua Arthur Lício, 291 - Pina/ Pix: 76360881420.

Instituto Vizinhos Solidários

  • Recebe cestas básicas, água mineral e lençóis/ Contato: 99327 0018 (Eduarda).

Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Igreja do Pina)

  • Para recebimento de alimentos, roupas, água mineral, colchões e lençóis/ Av. Herculano Bandeira, 471 - Pina, Recife.

Central Única das Favelas

  • Avenida Norte, número 5300 - Casa Amarela.

Armazém do Campo

  • Para recebimento de alimentos, roupas, água mineral/ Av. Martins de Barros, 395 - Santo Antônio, Recife (com acesso também pela Rua do Imperador).

Delegacia de Boa Viagem

  • Recebe alimentos, roupas, eletrodomésticos, colchões, roupas de cama, produtos de limpeza e higiene pessoal/ Av. Domingos Ferreira, 4420 - Boa Viagem, Recife.

Tags

Autor