clima

Frio está chegando em Pernambuco. Veja as temperaturas e saiba mais sobre onda de frio no Brasil

Massa de ar polar provoca frio intenso em algumas regiões brasileiras

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 17/05/2022 às 9:34 | Atualizado em 17/05/2022 às 14:43
Notícia
X

A onda de frio que atinge principalmente as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil também tem repercussões em Pernambuco. Uma massa de ar polar causa um frio intenso nessas regiões, com previsões de geada e até de neve.

Em Pernambuco, o frio também chegará, mas com um impacto menor. "Essa massa já chega não com características de massa de ar polar, mas o frio que deve avançar nas bordas dessa massa causa instabilidade na região, vai ter aumento da nebulosidade e causar chuvas a partir de sexta-feira na região do Sertão e do Agreste", explica a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Aparecida Fernandes.

 

"Na Região Metropolitana do Recife, as previsões indicam que a partir de domingo também tem precipitações, aumento da nebulosidade e diminuição das temperaturas", complementa a meteorologista.

Com relação ao frio, a previsão é de que haja uma diminuição em torno de 5°C nas temperaturas do Agreste e do Sertão. "Ou seja, onde hoje está 31°C, deve ficar em torno de 26°C, 25°C. Porém, isso é um valor médio, em algumas áreas vai ficar com temperaturas menores e em outras, maiores", explica Aparecida.

Também ficará um pouco mais frio no Grande Recife. Segundo a previsão meteorológica, as temperaturas devem apresentar redução, principalmente durante o dia, por causa da precipitação prevista para o período. "O aumento da nebulosidade diminui a radiação solar e diminui, assim, a temperatura na superfície", afirma.

Aparecida Fernandes alerta para a necessidade de acompanhar diariamente a previsão do tempo no site e redes sociais da Apac. "Esse sistema meteorológico pode ter um avanço mais rápido e chegar antes do fim de semana", diz.

Onda de frio no Brasil

Na região Sul, estão previstas temperaturas negativas e geadas generalizadas. Além disso, há possibilidade de neve entre esta segunda (16) e a terça-feira (17) nas serras gaúcha e catarinense.

No Sudeste, o frio intenso começa nesta segunda, em São Paulo e no sul e sudoeste de Minas Gerais, com a possibilidade de geada no estado até 23 de maio.

O mesmo deve ocorrer no Centro-Oeste, que também tem previsão de geada para o sul do Mato Grosso do Sul, até 23 de maio. No Norte, as baixas temperaturas devem atingir o Acre e Rondônia.

Tags

Autor