CONTRATAÇÃO

Prefeitura do Recife anuncia contratação de mais 575 profissionais para a rede de saúde municipal

Os profissionais vão atuar em Unidades de Saúde da Família (USF), nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), nos Polos da Academia da Cidade, na Vigilância Ambiental e na Média e Alta Complexidade

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 17/05/2022 às 21:44 | Atualizado em 18/05/2022 às 13:50
Notícia
X

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta terça-feira (17), a contratação de 575 novos profissionais da área de saúde e que aprovados no último concurso público, realizado em 2019, e em outro feito em 2016.

Os profissionais vão atuar em Unidades de Saúde da Família (USF), nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), nos Polos da Academia da Cidade, na Vigilância Ambiental e na Média e Alta Complexidade. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos durante a 15ª Conferência Municipal de Saúde, na Imbiribeira. “No dia de hoje, eu faço um dos anúncios que eu mais esperava fazer. Vamos fazer a assinatura nesse momento da contratação de aproximadamente 600 profissionais de Saúde para nossa rede, uma conquista que nos emociona e que nos inspira", explicou o prefeito João Campos.

"A gente vai nesse momento assinar a contratação de 200 agentes comunitários de saúde (ACS), 135 médicos, 46 enfermeiros, 43 técnicos de enfermagem, 41 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asace), 38 cirurgiões-dentistas, 21 profissionais de educação física para as Academias da Cidade, 19 assistentes sociais, 13 terapeutas ocupacionais, sete psicólogos, seis farmacêuticos, quatro fonoaudiólogos e dois técnicos em saúde bucal. É papel do município fazer esse reforço”, disse o prefeito.

“Com esse ato hoje eu queria pedir a vocês uma única coisa. Está custando muito para gente essa ação. Mas isso não é caro para o município. Caro para o município é ter um recifense sem ter um direito a atendimento à saúde, é um jovem não ter direito a um atendimento para a depressão, caro é a gente não ter as condições adequadas de trabalho. Essa assinatura está representando R$ 48 milhões por ano a mais, que a gente vai colocar na saúde. E a gente está fazendo isso com responsabilidade. A gente fez conta, estamos liberando no limite, mas com segurança de que esse é um passo grande e necessário. Que a gente possa caminhar juntos com tantas transformações que a gente vai fazer na Saúde”, acrescentou o gestor.

Com o novo anúncio já são 1.581 nomeações na rede municipal de saúde desde o último ano, já que estes profissionais se juntam a outros 1.006 de diversas categorias que foram nomeados desde o início da atual gestão. Deste total, 603 já começaram a trabalhar. As novas contratações significam um impacto de quase R$ 48 milhões anuais junto aos cofres municipais.

“Desde o começo da gestão, a Secretaria de Saúde do Recife tem um olhar atento para as necessidades dos recifenses e reconhece os inúmeros desafios para fazer o Serviço Único de Saúde operar da maneira adequada. No entanto, encaramos tudo isso de frente, mapeando as nossas necessidades e trabalhando para adequar as ofertas dos atendimentos da forma que o recifense merece. Por isso, o dia de hoje é um marco de um importante passo que estamos dando para o avanço do SUS no Recife. Queremos chegar em 2024 com a população recifense mais saudável e com um modelo de Atenção à Saúde de referência nacional”, pontua a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

SAÚDE MENTAL

Dos 575 profissionais que serão nomeados, 111 trabalhadores (19% das convocações) vão fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do município, atuando nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

No ano passado, a Rede teve um aumento de 26,5% na procura por procedimentos, comparado com 2019, último ano pré-pandemia, realizando 162 mil deles, com uma média mensal de 13,5 mil. Naquele ano, foram feitos 128 mil procedimentos na Raps - a média por mês foi de 10,6 mil.

Já em 2020, em função da pandemia e suas restrições nos protocolos de atendimento, foram realizados 94 mil procedimentos (média mensal de 7,8 mil).

Tags

Autor