clima

Frio em Pernambuco: temperatura de 17°C é registrada em cidades do Estado; veja previsão do tempo

Veja a previsão do tempo da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) para esta quarta (18)

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 18/05/2022 às 10:33 | Atualizado em 18/05/2022 às 14:38
Notícia
X

Mesmo antes do inverno começar oficialmente, algumas cidades de Pernambuco já começam a registrar baixas temperaturas em maio. É o caso de Brejão, no Agreste, que na terça-feira (17) registrou 17°C, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que os termômetros também marcaram 17°C em Garanhuns, no Agreste, e Triunfo, no Sertão. Em Taquaritinga do Norte (Agreste), houve registro de 18°C.

Segundo ranking da Apac, a temperatura mais baixa do Sertão foi em Ibimirim, onde os termômetros marcaram 18,1°C. No São Francisco, Petrolina registrou 20,5°C.

Na Zona da Mata, os termômetros marcaram 21,2°C em Vitória de Santo Antão. Já no Grande Recife, a temperatura mais baixa foi em São Lourenço da Mata: 22,7°C.



Onda de frio?

Apesar do clima frio, a Apac informa que as temperaturas estão dentro da média do período. O frio, portanto, não pode ser atribuído à frente fria que atinge outras regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte), pois o fenômeno ainda se aproxima de Pernambuco.

A previsão é de que a onda de frio chegue ao Estado no fim de semana, mas não terá características de massa de ar polar.

"O frio que deve avançar nas bordas dessa massa causa instabilidade na região, vai ter aumento da nebulosidade e causar chuvas a partir de sexta-feira na região do Sertão e do Agreste. Na Região Metropolitana do Recife, as previsões indicam que a partir de domingo também tem precipitações, aumento da nebulosidade e diminuição das temperaturas", diz a meteorologista Aparecida Fernandes.

Previsão do tempo em Pernambuco

A previsão do tempo para esta quarta-feira (18) no Grande Recife é de tempo parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia. As temperaturas devem variar entre 31°C e 22°C.

Na Zona da Mata, também não deve chover nesta quarta. A temperatura máxima deve ser de 32°C e a mínima, de 21°C. A previsão é a mesma para o Agreste, onde as temperaturas variam entre 34°C e 17°C.

No Sertão, o tempo também é parcialmente nublado sem chuva. A temperatura máxima deve ser de 35°C e a mínima, 18°C. Em Fernando de Noronha, o céu deve ficar parcialmente nublado a claro, sem chuva. As temperaturas variam entre 31°C e 24°C.

Tags

Autor